Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

David Berezovsky (1937-2013)

Um empresário que amava viajar

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

David Berezovsky casou-se pela primeira vez com Esther em 1961. Em 2011, casou-se de novo com ela sem nunca ter se separado. Foi ideia sua realizar uma segunda cerimônia em Las Vegas, com direito a limusine branca, em comemoração às bodas de ouro.

Descrito pela família como marido atencioso, além de pai e avô dedicado, David nasceu em São Paulo e se formou em direito em Pouso Alegre (MG).

Foi advogado e empresário. Há cerca de 40 anos, viu a oportunidade de trazer a São Paulo algo até então inédito na capital paulista: tobogãs. Importou dois e os abriu ao público --um, na praça Panamericana, na zona oeste, e outro na Penha, na zona leste.

Os filhos Adriana e Gilberto, então crianças na época, lembram que os brinquedos atraíram milhares de pessoas.

Depois de deixar o negócio, montou com os mesmos sócios dos tobogãs uma empresa de pesca, a Multipesca, que comercializava congelados e sardinhas em lata. Ficou cerca de dez anos na área.

Voltou ao direito, como consultor de empresas, até se aposentar por volta dos 65 anos.

Muito alegre e animado, como conta a família, fazia amizades facilmente. Presidente do centro acadêmico quando estudante, era síndico do prédio onde morava.

Preocupava-se em ler notícias de interesse dos netos Rafael e Rodrigo para poder conversar com eles. Também adorava viajar e fez mais de 12 viagens de navio pelo mundo.

"Ele vivia o momento", conta a filha. Acabara de comprar passagens para, no ano que vem, ir até Veneza, de navio.

David teve uma infecção intestinal e uma septicemia. Morreu na sexta (6), aos 75.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página