Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prefeitura de SP vai utilizar laser para flagrar 'puxadinhos'

Entre os objetivos está reduzir o número de construções informais na cidade e elevar a arrecadação de IPTU

Com a nova tecnologia, será possível conhecer altura, comprimento e largura dos imóveis, em mapas digitais

(JOSÉ ERNESTO CREDENDIO) DE SÃO PAULO

A Prefeitura de São Paulo não quer mais nenhum "puxadinho" fora da cobrança do IPTU. Para isso, vai contratar um novo sistema de mapeamento digital capaz de gerar imagens tridimensionais precisas a ponto de detectar tudo o que é construído.

Com isso, o objetivo é aumentar a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no município.

A ideia é reduzir a cidade "informal", ou seja, as construções desconhecidas pelo setor público e que acabam não pagando o imposto, diz a Secretaria de Finanças.

Hoje, o Cadastro Imobiliário é atualizado por processos em que, muitas vezes, os próprios donos informam as mudanças em seus imóveis.

Graças ao novo mecanismo, em três anos São Paulo poderá ser reconhecida em 3D, diz a secretaria. O novo mapa digital fiscal vai permitir reclassificar os imóveis para a cobrança do imposto.

A participação do IPTU nas chamadas receitas correntes tem aumentado com o crescimento da cidade. Em 2008, o imposto representava 12,9% dos R$ 22,575 bilhões arrecadados. No ano passado, foram 14,4% de R$ 34,8 bilhões.

AUMENTANDO O CAIXA

Com problemas de caixa, o prefeito Fernando Haddad (PT) já adiantou que vai aumentar o IPTU em 2014, mas com "justiça tributária".

O último mapeamento digital foi feito em 2004, com tecnologias menos avançadas. O novo sistema vai "ler" com raio laser as bordas dos prédios e todo tipo de construção, como viadutos e antenas.

Para chegar a esse grau de precisão, serão feitos sobrevoos em toda a cidade com equipamentos geradores de laser, orientados por GPS.

A nova tecnologia não mostra só o telhado ou o terreno, como nos mapas "chapados". Consegue mostrar largura, comprimento e altura, ou seja, a volumetria.

Com os dados em mãos, a prefeitura poderá conferir se os imóveis estão recolhendo o valor adequado do IPTU.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página