Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Substância pode irritar olhos e afetar respiração

DE SÃO PAULO DE PORTO ALEGRE

A fumaça decorrente do incêndio em São Francisco do Sul (SC) é toxica e pode prejudicar a saúde. Especialistas afirmam que as principais substâncias decorrentes da queima de nitrato de amônio podem irritar os olhos, a pele e as mucosas, além de causar problemas respiratórios.

"Em casos extremos, quando a pessoa inala muita fumaça, um paciente intoxicado pode ter uma insuficiência respiratória, num longo prazo desenvolver câncer ou até mesmo morrer", diz a professora de toxicologia da UFSC e supervisora do Centro de Informações Toxicológicas de SC, Marlene Zannin.

Ela ressalva que "estas são decorrências típicas de quando você inala qualquer tipo de fumaça em excesso".

Explica também que a população deve permanecer calma e atenta aos sintomas. A orientação é sair da exposição à fumaça, ir para local arejado e tomar banho com água e sabão, lavando todo o corpo, inclusive o couro cabeludo e as mucosas nasais. Se os sintomas persistirem, deve procurar atendimento médico.

Há temor também de impacto ambiental --para florestas e animais da região.

O professor de química da Universidade Federal de Santa Catarina Nito Debacher afirma que cloreto de potássio, nitrato de amônia e difosfato de amônia, contidos na nuvem, podem levar ao desfolhamento de árvores ou amarelamento de folhas. Diz que o efeito deve demorar alguns dias para ser percebido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página