Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Em 2030, 20% da população brasileira terá mais de 60 anos

JORGE ARBACHE ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil passa por uma profunda transformação demográfica. De um país que até recentemente se enxergava como uma nação de jovens, rumamos, e rapidamente, para um perfil demográfico típico de país avançado.

Isso porque a população cresce mais lentamente e envelhece rapidamente.

São duas as causas da mudança demográfica. A primeira, e mais importante, é a queda da taxa de fecundidade. Em apenas 25 anos --de 1981 a 2006-- passamos de uma média de 4 para apenas 2 filhos por mulher.

A atual taxa de fecundidade, de 1,79, é menor que a de países como Bélgica, Estados Unidos, Finlândia, França, Noruega e Suécia.

A segunda causa é o aumento da esperança de vida ao nascer, que passou de 62,6 anos, em 1980, para 74 anos, em 2013. Em 1980, a esperança de vida de um americano era 17% maior que a de um brasileiro. Em 2013, a diferença caiu para apenas 7%.

A população com 60 anos ou mais já corresponde a 11% da população total. Em 2030, corresponderá a quase 20%.

A transformação demográfica é uma das causas de baixa taxa de desemprego, elevação dos salários reais e mudanças no perfil e padrão de consumo da população nos últimos anos.

Mas as mais importantes consequências ainda estão por vir. E dentre elas estão o aumento substancial das despesas orçamentárias com previdência social, assistência social e saúde pública.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página