Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Haddad faz a lição de casa do professor Maquiavel

HADDAD SEGUE O QUE ENSINOU MAQUIAVEL: FAÇA AS MALDADES DE UMA SÓ VEZ E AS BONDADES AOS POUCOS

LEÃO SERVA COLUNISTA DA FOLHA

A prefeitura vai corrigir a Planta Genérica de Valores, o que aumentará o IPTU. Os proprietários que pagam imposto predial reclamam.

A administração também provoca congestionamentos nas principais avenidas, abrindo faixas de ônibus.

Os motoristas parados, em grande parte também contribuintes do IPTU, falam mal do prefeito ao ver ônibus em velocidade levar passageiros, majoritariamente isentos do imposto.

É provável que as próximas pesquisas de opinião apontem queda da popularidade de Haddad. Mas a oposição pode tirar o potro da garoa.

"Tudo cansa, meu anjo, como dizia o poeta inglês. Os mortos têm que ser renovados, a imprensa é uma necrófila insaciável", escreveu Rubem Fonseca, em "Mandrake".

O mesmo vale para os eleitores. O mal-estar deve diminuir até outubro que vem, na eleição para o governo, e sumir até 2016, quando o prefeito tentará novo mandato.

Tudo segue o que ensinou Maquiavel (1469-1527): faça as maldades de uma só vez e as bondades aos poucos. Com o caixa inchado pelas receitas de IPTU, a administração fará um monte de benesses nos próximos três anos.

Ajudará a relaxar a tensão dos contribuintes com a nova Planta Genérica de Valores o teto que limitará o repasse da correção para o imposto predial.

A correção da PGV é feita como as pesquisas de opinião: uma comissão da prefeitura compila registros de compra e venda de imóveis e constata as variações dos preços nas diversas áreas.

Cada negócio realizado serve como dado amostral. Imprecisões existem, mas tendem a ser poucas. A reavaliação de casos a partir de reclamações melhora o resultado e reduz tensões.

Muitos cidadãos se assustam com a variação da PGV. Embora ela seja a base de cálculo do principal imposto municipal, é atualizada a critério dos governos, de olho no calendário eleitoral.

Com isso, o índice acumula inflação e valorização imobiliária de vários anos.

Se corrigidas anualmente, as variações seriam suaves. Mas os alunos de Maquiavel concentram as más notícias no primeiro ano de mandato.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página