Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Juiz marca conciliação entre aluno, docente e direção reitoria da USP

Universidade pediu reintegração de posse de prédio invadido por estudantes; eleição para reitor será em dezembro

DE SÃO PAULO

A Justiça de São Paulo marcou para terça-feira uma audiência de conciliação entre a reitoria da USP e representantes dos estudantes, dos funcionários e dos docentes.

A decisão foi tomada após a universidade ter entrado, anteontem, com pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria, invadido há três dias por estudantes.

O juiz Marcos Pimentel Tamassia, da 12ª Vara da Fazenda Pública da capital, decidiu fazer a audiência antes de analisar o pedido de liminar. Para ele, não é um caso convencional de reintegração.

"Mais pode se assemelhar a um ato de manifestação, muito embora diga a universidade que não está sendo realizado de forma pacífica e ordeira", diz, no texto.

Luísa Davola, diretora do DCE (Diretório Central dos Estudantes), considerou a decisão uma vitória para o movimento. "Mostra que temos o apoio da sociedade. Conflitos políticos não precisam ser dirigidos com força policial."

Em meio aos protestos, a USP divulgou ontem que a eleição para reitor e vice-reitor sda instituição acontecerá em 19 de dezembro.

OEm greve, os estudantes, em greve, pedem que a eleição seja direta e o fim da lista tríplice. Hoje, o governador escolhe um entre os três candidatos mais votados pelos colégios eleitorais --formados, principalmente, por professores titulares.

O atual reitor, João Grandino Rodas, foi o segundo colocado na eleição de 2008.

O Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) decidiu ontem em assembleia fazermarcar reuniões em todos os campi da universidade para debater a adesão à greve. A decisão final será na próxima, o que será decidido na próxima quinta.

Já a Adusp (sindicato dos professores) fará uma assembleia na semana que vem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página