Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caetano Bedaque da Silva (1916-2013)

Veterinário apaixonado pelas coisas do campo

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

Caetano Bedaque da Silva até tentou fazer medicina, mas o gosto pelo campo e as lembranças da infância vivida na fazenda em Guaratinguetá (SP) pesaram mais.

Após pouco mais de um ano estudando no Rio de Janeiro, mudou-se para Belo Horizonte, onde foi cursar veterinária na UFMG, a universidade federal do Estado.

Por ser muito estudioso, era considerado um aluno exemplar, acima da média.

Especialista em animais de grande porte, seu primeiro emprego foi nas fazendas de Olivo Gomes, grande proprietário de terras no Vale do Paraíba, em São Paulo. Como também entendia muito de agricultura, acumulou ainda a função de administrador.

Trabalhou ainda nos colégios agrícolas das cidades paulistas de Pinhal e Jacareí, onde se aposentou. Não usava livros em suas aulas, tinha todo o conteúdo na memória.

Mais velho, abriu uma clínica veterinária em Jacareí, na qual trabalhou até os 84 anos. Humilde, atendia mesmo quem não tivesse condições de pagar pelo serviço.

Gostava de ficar em casa, lendo ou ouvindo música, quando não estava trabalhando. Normalmente, só saía para prestar consultorias a fazendeiros da região.

Em julho, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). Viúvo de Adalzia desde 1995, morreu no sábado, aos 97. Deixa os filhos Caetano e Elber --a filha, Liliana, já é falecida--, quatro netos e dois bisnetos.

Haverá duas missas do sétimo dia: às 18h30 de hoje, na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, em São Paulo, e às 19h de amanhã, na igreja Matriz Imaculada Conceição, em Jacareí.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página