Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

3 em 4 contribuintes terão reajuste do IPTU maior que 20%

Para 9%, o aumento proposto pela gestão Haddad será inferior a este índice; 12% terão redução na cobrança

Algumas regiões com maior alta, como Santa Cecília, tiveram valorização imobiliária abaixo da média

EDUARDO GERAQUE ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

Três em cada quatro contribuintes do IPTU em São Paulo terão em 2014 reajuste acima de 20% e até 45% --ou seja, mais de três vezes a inflação anual, de cerca de 6%.

Eles representam 76% dos contribuintes do imposto--cerca de dois milhões de pessoas. A conta considera as faixas de aumento divulgadas pela administração Fernando Haddad (PT) na proposta de mudança no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O projeto, que depende de aprovação na Câmara Municipal, atualiza a Planta Genérica de Valores. O documento define os valores oficiais do metro quadrado dos terreno e das construções --índices que compõem o imposto.

O projeto cria duas "travas", que vão limitar os reajustes máximos a 30% no caso dos imóveis residenciais e a 45% para os comerciais.

Com isso, o aumento médio na cidade será de 24%.

Para 9% dos pagantes, o aumento do imposto será de até 20%. Outros 12% terão redução na cobrança, e apenas 3% de pessoas antes isentas passarão a contribuir.

CRUZAMENTO

Algumas regiões da cidade que terão os maiores aumentos no IPTU tiveram uma valorização imobiliária abaixo da média nos últimos anos.

A situação ocorre em 7 dos 96 distritos, como em Santa Cecília (região central) e na Vila Formosa (zona leste).

O cruzamento considera os aumentos médios por distrito divulgado pela prefeitura e um levantamento da consultoria Geoimóvel sobre a valorização imobiliária desde 2009 --ano da última revisão dos índices do IPTU.

Em situação oposta estão nove distritos, que terão reajuste do IPTU abaixo da média apesar de registrarem valorização acima da média.

É o caso de Carrão, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jabaquara, Mooca, Pirituba, Rio Pequeno, Vila Guilherme e Vila Medeiros.

Em Pirituba, por exemplo, onde a valorização foi de 159%, o reajuste médio do imposto será de apenas 4%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página