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Concessão prevê pedágio na rodovia dos Tamoios

Modelo a ser lançado no fim do mês inclui duplicação de trecho de serra até 2017

Estado deve bancar parte dos custos de projeto e da manutenção para cobrar tarifa menor

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO DE SÃO PAULO

O modelo de concessão da rodovia dos Tamoios, principal ligação ao litoral norte de São Paulo, será divulgado pelo governo do Estado no próximo dia 29 com a previsão de duplicá-la no trecho de serra e instalar pedágio.

O valor da tarifa, porém, deverá ser parcialmente coberto pelo poder público --que vai assumir parte das despesas com as obras e a manutenção da estrada.

A concessionária terá que fazer a duplicação do trecho de serra da Tamoios, uma obra de engenharia de complexidade comparada à da nova Imigrantes, por envolver a descida da Serra do Mar.

No trecho de planalto, a construção já está sendo feita pelo governo estadual, com previsão de término no fim deste ano, antes das férias.

Pelo modelo mais provável, haverá duas praças de pedágio no litoral e outras duas no planalto, nos dois sentidos --com previsão de cobrança também ponto-a-ponto, conforme a distância percorrida pelo motorista.

O valor da tarifa ainda não foi definido, mas, devido ao subsídio estadual, a expectativa é que ela seja relativamente baixa --mais próxima das do segundo lote de concessões (na Carvalho Pinto, por exemplo, é de R$ 2,70).

O governo só deve liberar a cobrança depois de ser concluída a duplicação da serra --do km 60 ao km 82. O custo é estimado em R$ 2 bilhões, com prazo de até 30 meses.

CONCORRÊNCIA

Após a audiência pública de apresentação do projeto da PPP (Parceria Público Privada), no final do mês, interessados poderão dar sugestões. O edital será formatado para que a concorrência seja lançada no início de 2014.

A expectativa do Estado é que a duplicação da serra fique pronta em 2017 --assim como a cobrança de pedágio.

O valor total da PPP atingirá R$ 3 bilhões --porque prevê ainda a manutenção da via por 30 anos. O vencedor será que exigir a menor contrapartida do governo nos gastos.

A concessão vai incluir 78 km da Tamoios e os 32 km dos contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião, já contratados pelo Estado.

O projeto é uma das bandeiras do governador Geraldo Alckmin (PSDB), mas só será concluído pela próxima gestão. A duplicação da Tamoios vem sendo prometida e adiada por administrações tucanas desde os anos 1990.

Alckmin quer que a transposição da serra seja feita por pontes e viadutos, com a justificativa de não comprometer as áreas de mata atlântica e os mananciais. Será construída uma nova pista para a subida e a adaptação do traçado atual para a descida, com velocidade de 80 km/h.


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