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Outro Lado
Empresa diz que houve equilíbrio na distribuição
DE SÃO PAULOA empresa JCDecaux afirmou em nota que não houve distinção de áreas para a instalação de relógios levando em conta serem elas "ricas ou pobres", uma vez que o mesmo modelo de equipamento foi usado em toda a cidade.
A multinacional francesa informou ainda que houve "equilíbrio" na distribuição dos totens, que chegaram até os "extremos" da capital, e que parte deles (não disse quantos) foi colocada nos mesmos lugares que os antigos equipamentos.
Para a concessionária, os relógios representam uma "demanda dos paulistanos" que queriam a volta das informações das horas, da temperatura e das condições do ar pelas ruas da capital.
Em relação à concentração dos totens, o texto da nota informa: "procuramos atender ao maior fluxo de pessoas possível, já que o relógio presta uma informação. Existe também um aspecto comercial, que e a visibilidade do equipamento que garante sua produção, instalação e manutenção".
Segundo a JCDecaux, foram respeitados todos os critérios técnicos e jurídicos determinados por decretos.
"Foram locais que poderiam ser energizados, que poderiam receber a base, que não confrontassem a sinalização da via ou tivessem a visibilidade prejudicada por árvores e a questão da acessibilidade nas calcadas."
A empresa informou que não houve "nenhuma estratégia especifica" para contemplar os shoppings, apenas foi levado em consideração o fluxo de pessoas e as possibilidades técnicas.
Segundo a concessionária, ela estuda, juntamente com a prefeitura, um plano para a divulgação de informações de interesse público nos relógios, sem custo.
"O espaço pertence à cidade e está disponível como um canal de comunicação entre a administração e o cidadão."
PREFEITURA
Por meio da SPObras, a Prefeitura de São Paulo afirmou que fiscaliza a instalação dos equipamentos e notifica a concessionária quando entende que é necessária a readequação dos serviços.
O órgão não comentou a questão dos pontos de concentração dos novos equipamentos em regiões mais ricas e comerciais da cidade.