Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

De barco, turistas saem em busca de ilhas 'vips'

Há opções de ilhas para baladas ou descanso

NATÁLIA CANCIAN DA ENVIADA AO LITORAL

Com o avanço no número de embarcações nos últimos anos, o litoral norte de São Paulo ganha verdadeiros pontos de "peregrinação" em alto-mar.

É o caso de "As Ilhas", em São Sebastião, apontada como novo "point" de turistas que possuem barcos e buscam os privilégios de uma praia VIP (ou quase).

O local, com mata atlântica em meio a águas claras e faixa de areia fofa, vem sendo considerado por parte do público náutico como uma versão paulista da "praia do Dentista", em Angra dos Reis (RJ), famosa pelo tráfego de iates e veleiros.

Segundo marinheiros e turistas, o movimento ali aumentou expressivamente nos últimos anos. "É a meca do turismo náutico. Virou moda. Assim como em Angra é ir na Ilha da Gipóia, onde fica a praia do Dentista, aqui é ir nas Ilhas", diz Adrian Fuhrhausser, 42, dono do hotel-marina Canoa.

A reportagem esteve no local, onde ouviu a mesma comparação de outros donos de barcos. Havia 20 barcos, além de três jet skis. Marinheiros dizem que esse número chega a cem nos feriados.

"É difícil até de achar um lugar para ancorar o barco. Hoje está tranquilo", diz Diógenes Nascimento, 35, que conduz embarcações.

'ZONA SUL'

Turistas concordam. "Daqui a pouco vão cobrar zona azul", brinca o administrador de empresas Sidemir Inácio, 57, que se revezava por lá entre uma lancha nova e um jet-ski.

Ao redor dele, com música alta, alguns barcos improvisavam uma mini-balada ainda no mar. Outros desciam com guarda-sóis até uma das duas praias da ilha.

Há quem prefira um lugar mais calmo. É o caso do piloto de avião Felipe Ruivo, 35, que visitou a a ilha Montão de Trigo."É melhor porque vão menos barcos", diz ele, que afirma ter mudado seus hábitos de praia desde que comprou um barco, há um ano.

Entre as novas atividades, está o mergulho. "Já vi baleia, golfinho. É algo que, sem o barco, não teríamos condições de ver."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página