Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Com invasão de barcos, litoral norte tem até 'delivery' de sushi no mar

NATÁLIA CANCIAN ENVIADA ESPECIAL AO LITORAL NORTE

Em frente à confusão de banhistas, cadeiras e guarda-sóis, 17 lanchas e iates, além de cinco "jet-skis", espalham-se em pleno mar. A ideia é curtir mais um dia de praia --só que "à distância".

A cena, bastante comum na agitada praia do Curral, em Ilhabela (litoral norte de São Paulo), é um retrato de um fenômeno que ganha impulso na região: o crescimento no número de turistas e veranistas em embarcações.

Visível na orla, essa expansão também pode ser medida em números: a cada ano, cerca de 800 barcos, a maioria novos, são registrados por lá, de acordo com levantamento feito pela sede regional da Capitania dos Portos.

A chegada de mais embarcações faz com que as empresas expandam seus serviços para atender a essa demanda, a exemplo de restaurantes que fazem "delivery" no mar.

Em Ilhabela, um "marinheiro-garçom" vai atender aos cliente de bote. Em um barco com dois amigos, o juiz Maurício Ferreira, 52, afirma ter aprovado o serviço. "Para você ver como é a comodidade. Você só põe a mão na latinha de cerveja."

Novas regalias em pleno mar também são vistas em frente ao hotel de luxo DPNY, que entrega comida japonesa e planeja lançar um menu exclusivo para as embarcações.

Alguns turistas também buscam espaços VIP, como "As Ilhas", em São Sebastião, local com mata atlântica em meio a águas claras.

"É a meca do turismo náutico. Virou moda", diz Adrian Fuhrhausser, 42, dono do hotel-marina Canoa.

Hoje, há 15 mil embarcações registradas no litoral norte paulista, segundo a Capitania dos Portos. Na temporada, no entanto, a estimativa é que o número de barcos chegue a 35 mil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página