Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crianças trocadas na maternidade vivem como irmãs

Hoje com 11 anos, Beatriz e Maria Fernanda só voltaram às verdadeiras famílias depois que completaram 1 ano

'Houve um erro e não se sabe a forma como se deu', diz o advogado da Santa Casa de São Joaquim da Barra (SP)

GABRIELA YAMADA DE RIBEIRÃO PRETO

Em 7 de fevereiro de 2003, na Santa Casa de São Joaquim da Barra, a 382 km de São Paulo, a professora Milena Filetti Mustafe deu à luz Beatriz. No mesmo dia, horário e hospital, nasceu a filha da servente Sandra Helena Luiz, Maria Fernanda.

Ou, ao menos, era o que as mães acreditavam ter acontecido naquela manhã. Em pouco tempo, elas souberam que estavam enganadas.

Aos 10 meses, Beatriz tinha o cabelo enrolado e não se parecia com os pais, de cabelo liso e pele mais clara. Foi quando um exame de DNA revelou que as meninas tinham sido trocadas na maternidade.

A situação é semelhante à retratada no filme japonês "Pais e Filhos" (2013), ganhador do Prêmio do Júri no último Festival de Cannes.

"Houve um erro e não se sabe a forma como se deu. Nós assumimos a culpa", diz o advogado da Santa Casa, Alexandre Nader (leia mais ao lado).

A Justiça determinou que as meninas fossem destrocadas no dia 13 de fevereiro de 2004, quando já tinham completado um ano.

As famílias obedeceram, mas desconsideraram a recomendação de mantê-las afastadas e criaram as filhas perto uma da outra.

"A dor é grande. Eu sinto falta da Beatriz. Não gosto de levá-la de volta para a casa dela e ela chora também", diz Milena, 46.

"Eu não queria conhecer [a Beatriz]. Só me aproximei porque a Justiça mandou", afirma Sandra, 40.

Àquela altura, Maria Fernanda já falava "mamãe" e dava seus primeiros passos.

"No início, eu olhava para a Maria Fernanda no berço e perguntava: Quem é essa menina? Cadê a minha filha?' Foi difícil", afirma Milena.

A troca tampouco foi fácil para Sandra, que enfrentou dificuldades para conseguir se adaptar à filha verdadeira."Até hoje sinto falta da Maria Fernanda", diz.

IRMÃS

Ao contrário das mães, Beatriz e Maria Fernanda se adaptaram rapidamente à nova situação. Elas se consideram irmãs, passam as férias juntas e até o ano passado estudavam na mesma escola.

A partir deste ano, terão de se adaptar à distância, pois a família de Maria Fernanda se mudou para Franca.

"Uma vez eu contei para a minha professora que fui trocada na maternidade e ela não acreditou. Eu sei que é uma história diferente", diz Maria Fernanda.

Às vezes, Beatriz chama Milena de mãe, e Maria Fernanda faz o mesmo com Sandra. "De vez em quando eu quero morar na minha casa, outras vezes com a outra família. Ainda não consegui chegar a uma conclusão", afirma Beatriz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página