Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Motorista pagará até R$ 9,60 na Tamoios

Valor será cobrado a partir de 2016 para quem passar nas três praças de pedágio previstas na concessão da rodovia

Empresa que vencer licitação para explorar a estrada terá que duplicar trecho de serra e fazer melhorias

ANDRÉ MONTEIRO DE SÃO PAULO

A viagem ao litoral norte de São Paulo pela rodovia dos Tamoios ganhará três pedágios no caminho até 2016. Juntos, vão custar R$ 9,60.

Ontem, o governo anunciou a conclusão do edital da parceria público-privada que vai duplicar o trecho de serra da rodovia, do km 60 ao km 82. Em troca da obra, orçada em R$ 2,9 bilhões, a vencedora da licitação vai operar a rodovia do km 11, no entroncamento com a Carvalho Pinto, até o final da serra.

A empresa também será responsável pelos 34 km de novas pistas que serão construídas nos contornos de São Sebastião e Caraguatatuba.

A duplicação da serra prevê uma nova pista de descida da serra do Mar, na direção sul, e uma adaptação do traçado atual para a subida.

A nova pista terá 12,6 km de túneis e 2,5 km de viadutos. Serão cinco túneis, um deles com 3.675 metros --o maior do Estado.

A intenção do governo é que a Tamoios seja comparada à rodovia dos Imigrantes, que tem pistas independentes para ida e volta do litoral e pode montar operações especiais em feriados.

A previsão da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) é de que o contrato seja assinado em setembro e as obras comecem em novembro, com conclusão para novembro de 2019.

Os pedágios ficarão pouco depois do trevo da Carvalho Pinto (km 15,7), antes da serra (km 56,6) e no contorno de Caraguatatuba. Os preços serão de R$ 2,80, R$ 4,90 e R$ 1,90, respectivamente, cobrados nos dois sentidos. Os valores poderão ser corrigidos até o início da cobrança.

Pelas tarifas atuais, a viagem de ida e volta para Caraguatatuba desde a capital, passando pelas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, custaria R$ 34,80.

Segundo o edital, só haverá cobrança na Tamoios a partir do segundo ano de contrato e desde que forem concluídos serviços na rodovia como a troca de itens de segurança e sinalização, operação tapa-buraco, implantação de centro de controle, iluminação do trecho de serra e alargamento em sete pontos.

A cobrança poderia começar ainda em 2015, mas o governo estima que seu início ocorra somente em 2016.

Além das obras de ampliação, a concessão determina que sejam adotadas medidas operacionais para melhorar a segurança e agilizar as viagens pela Tamoios. Para o governo, o tempo de viagem deve ser reduzido à metade.

Entre as medidas estão a instalação de 209 câmeras e a criação de uma estação de rádio dedicada exclusivamente a transmitir boletins com informações sobre as condições da rodovia.

A concessionária também será obrigada a ter frota de guincho, socorro mecânico e ambulância --em caso de acidentes, o atendimento médico deverá chegar em, no máximo, dez minutos. A empresa também deverá instalar comunicadores de emergência a cada um quilômetro.

Esses investimentos somarão cerca de R$ 1 bilhão em 30 anos, segundo o governo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página