Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Embaixada do Haiti terá posto avançado em São Paulo

Embaixador esteve ontem na capital paulista e confirmou que o local será aberto ainda neste mês na cidade

EMILIO SANT'ANNA DE SÃO PAULO

Ainda neste mês, a Embaixada do Haiti vai abrir um posto avançado para a emissão de documentos aos imigrantes em São Paulo.

Segundo estimativa da Missão de Paz --entidade ligada à Pastoral do Migrante--, cerca de 200 haitianos estão na capital paulista com passaportes vencidos ou mesmo sem eles.

Após se encontrar com o prefeito Fernando Haddad (PT), o embaixador do Haiti, Madsen Cherubin, esteve no abrigo emergencial instalado ao lado da Igreja Nossa Senhora da Paz, no Glicério, e confirmou que "nos próximos dias [a abertura do posto avançado] deve ser realizada".

Desde o último mês,o governo do Acre passou a enviar imigrantes para São Paulo.

O Estado já gastou R$ 1,6 milhão para enviar de ônibus a São Paulo cerca de 2.200 imigrantes, entre eles senegaleses, dominicanos e, principalmente, haitianos.

O fluxo inesperado gerou troca de farpas entre o governo do Acre e a prefeitura e o governo de São Paulo.

Segundo Cherubin, além dos imigrantes que chegam a São Paulo sem passaportes, há muitos com o documento vencido, o que os impede de conseguir a carteira de trabalho e arrumar emprego.

Em frente à igreja, um posto móvel do Centro de Apoio ao Trabalho foi instalado para facilitar a emissão de carteiras de trabalho.

ASSEMBLEIA DE DEUS

Hoje, deve ser aberto um novo abrigo provisório para os imigrantes haitianos a cerca de 200 metros da Missão Paz, onde também estão provisoriamente.

Ali, há pouco mais de dois meses funcionava uma igreja da Assembleia de Deus, explica o padre Paolo Parise, responsável pela Missão Paz. A previsão é que o local, cedido por uma construtora, permaneça aberto durante os próximos três meses.

A abertura estava inicialmente prevista para ontem, mas o local não ficou pronto para receber os imigrantes. Muitos deles, passaram o dia trabalhando no próprio abrigo, carregando bicamas de um lado para outro e montado as estruturas necessárias.

O abrigo tem capacidade para 120 pessoas, em pouco mais de 2.000 m² e será gerenciado pela prefeitura em parceria com a Missão Paz.

Para o prefeito Fernando Haddad (PT) o abrigo deve ser um local de passagem. Segundo o prefeito, a economia aquecida do país continua aquecida e, com os documentos em mãos, os haitianos não devem ter dificuldades para arrumarem emprego.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página