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Como é a suspensão e quais seus efeitos
- MONITORAMENTO
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) monitora queixas sobre descumprimento de prazos para exames, consultas e cirurgias e negativas de cobertura por parte dos planos de saúde
- CICLOS
O monitoramento divide-se em ciclos de 3 meses, ao fim dos quais a agência:
Suspende por um trimestre a comercialização de planos com pior desempenho nos últimos seis meses
Libera a venda de pacotes que, após suspensos, melhoraram o atendimento
- 9º RODADA
O último foi o 9º ciclo de suspensões, em que a ANS avaliou 13.079 queixas recebidas de 19.dez.2013 a 18.mar deste ano
161 planos
tiveram sua venda suspensa
29 deles já tinham sido punidos
DÚVIDAS SOBRE A MEDIDA DA ANS
1 - O que acontece com as operadoras?
A partir de amanhã, ficam proibidas de comercializar planos suspensos por três meses; depois disso, venda só é liberada se empresas solucionarem falhas dos planos
2 - O que acontece com usuários dos planos punidos?
Mantêm todos os direitos de atendimento, segundo a ANS. Medida visa impedir que novos clientes adquiram planos que não atendem adequadamente
3 - Como o usuário pode registrar queixas na ANS?
Pelo tel. 0800-701-7656, pela internet ou em 12 centrais pelo país. Confira os endereços dos centros ou envie queixa pelo site: www.ans.gov.br
1,7 milhão
usam os planos penalizados,
ou 2,4% do total de usuários