Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cantareira libera mais água para o interior

LUCAS SAMPAIO DE CAMPINAS

O sistema Cantareira passou a liberar mais água para o interior de São Paulo nesta sexta (19) devido à vazão crítica dos rios da bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

A autorização partiu da ANA (Agência Nacional de Águas), entidade federal, e do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), estadual.

Principal fornecedor de água para 9 milhões de pessoas na Grande SP, o Cantareira passa por uma crise histórica causada pela estiagem.

Na prática, a medida fará o sistema esvaziar mais rapidamente. Segundo a Sabesp, ele tinha nesta sexta 8,4% da capacidade ""seu menor nível.

A liberação atende a pedido de prefeituras e empresas, que usam a água dos rios para abastecimento humano, agricultura e indústria.

Cidades da região de Campinas, como Valinhos, Cosmópolis e Santo Antônio de Posse, estão ou estiveram em racionamento neste ano.

Na quinta, o Consórcio PCJ, que reúne prefeituras, empresas e entidades de 43 cidades (numa área com 5,5 milhões de habitantes), divulgou nota afirmando que vários municípios enfrentam "severas dificuldades" para captar água.

Com a medida, os rios Atibaia e Jaguari, que formam o Piracicaba, passaram a receber 5 m³/s do Cantareira. Para a Grande SP, o envio é de 19 m³/s, mas deve ir a 17,1 m³/s até outubro. Em condições normais, o sistema libera 3 m³/s e 24,8 m³/s, respectivamente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página