Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fernando Fairbanks Coelho Mendes (1951-2012)

Arquiteto que criou uma grife em Itu

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

No condomínio Terras de São José, em Itu, a 101 km de São Paulo, Fernando Fairbanks Coelho Mendes realizou cem projetos. Devido à marca, o arquiteto paulistano receberia ainda neste mês uma homenagem do idealizador do empreendimento.

Filho de um engenheiro e de uma assistente social, estudou no colégio Santa Cruz e se graduou na FAU-USP.

Pouco antes da formatura, em 1975, casou-se com uma colega de faculdade, Eneida. Ela teve escritório; ele trabalhou por 20 anos com o pai, na Cinasa, a indústria de pré-moldados da família que acabou transferida para uma área em Itu. Lá, Fernando morou nos últimos 30 anos.

Quando deixou a empresa, após a família vender sua participação, criou uma "parceria de 24 horas" com a mulher, no escritório EF Arquitetura, como lembra Maria de Lourdes, irmã do arquiteto.

Teve trabalhos publicados em revistas especializadas e angariou em Itu uma clientela em condomínios de luxo. Seu escritório virou grife na cidade, como conta a família.

Mais velho de seis irmãos, "era o que cuidava de todos". Descrito como tranquilo e sereno, gostava de arte, vinhos e de viajar. Aproveitou as feiras de arquitetura das quais participou na França para conhecer praticamente o país todo.

Pai de três filhas (uma é arquiteta) e avô de quatro netos pequenos, organizava aos fins de semana atividades recreativas (caça ao tesouro ou pescas) para as crianças, em sua casa na beira de um lago.

Nos últimos dois anos, sofreu com um câncer de pulmão. Morreu na sexta-feira (2), aos 61 anos, em decorrência da doença.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página