Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Violência caiu após acordo com governo federal, diz Estado

Alagoas recebeu peritos, policiais da Força Nacional e equipamentos para casos de homicídios; mortes caíram 21% de julho a outubro

REYNALDO TUROLLO JR. DE SÃO PAULO

Quatro meses após assinar um acordo de cooperação com o governo federal para combater a criminalidade, o governo de Alagoas afirma que há tendência de queda nas mortes violentas no Estado.

O programa Brasil Mais Seguro foi lançado em Maceió no final de junho, após acordo com o Ministério da Justiça. Alagoas foi o primeiro -e único, até agora- Estado a ingressar no programa.

O foco é estruturar a perícia criminal, aprimorar a apuração de homicídios e reforçar ações policiais repressivas.

O Estado recebeu peritos e policiais da Força Nacional para casos de homicídios e equipamentos para análise de materiais de cenas de crimes.

Segundo o governo, houve 690 homicídios em Maceió de janeiro a outubro deste ano, ante 790 no mesmo período de 2011 -12,6% a menos.

O secretário da Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, associa a tendência de queda, que se acentuou após junho, ao lançamento do programa.

De janeiro a junho deste ano, a média diária de homicídios caiu 7% ante o mesmo período de 2011. De julho a outubro, a queda foi de 21% na mesma comparação.

"O período ainda é curto, mas outubro é o mês em que os crimes aumentam por causa do verão, e foi o mês de maior queda em Maceió", afirma o secretário da gestão Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Todas as ações exigem contrapartida do governo do Estado, como disponibilizar alojamentos para receber homens da Força Nacional.

Foi criado ainda um órgão com representantes do governo, Ministério Público, Tribunal de Justiça e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para acelerar inquéritos e processos de casos de homicídios.

Para a socióloga Ruth Vasconcelos, do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas, as ações não diminuíram a sensação de insegurança. "Mas acho importante que o Estado tenha assumido a posição de investigar melhor os crimes", afirma.

Alagoas foi escolhido devido aos índices de violência. De acordo com dados do Ministério da Justiça, a taxa de homicídios em 2010 foi 2,5 vezes maior que a média nacional.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de homicídios aumentou 9,3% em 2011 em relação a 2010.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página