Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polícia flagra comida vencida no Kinoshita, mas dono vê exagero

Dono de restaurante japonês foi indiciado pela polícia após inspeção anteontem

MARÍLIA MIRAGAIA DE SÃO PAULO

Depois de ter recebido anteontem uma inspeção surpresa no Kinoshita-um dos mais badalados restaurantes japoneses de São Paulo-, o chef Tsuyoshi Murakami disse, em entrevista à Folha, que a Polícia Civil "pegou muito forte" na ação que terminou com a prisão do gerente, solto depois mediante fiança.

"Eles usaram palavras fortes, como 'estragado'", disse.

O chef se reuniu com a equipe de funcionários ontem para discutir o assunto e afirmou que o único alimento que tinha data vencida na inspeção era um "filé-mignon destinado à alimentação dos funcionários".

Para o delegado Archimedes Cassão Veras, da Divisão de Crimes contra a Saúde Pública do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, será difícil provar o contrário. "Foi tudo documentado, inclusive com fotografias". Segundo ele, o material será encaminhado à Justiça, que vai decidir por prisão ou multas.

Segundo a polícia, uma denúncia anônima contra o restaurante, localizado na Vila Nova Conceição, feita há cerca de 15 dias, motivou a inspeção surpresa, que aconteceu por volta das 12h e encontrou 80 kg de alimentos em condições impróprias.

Para Murakami, o volume de alimento apreendido teria sido menor. Ele afirma que os alimentos processados no restaurante têm fornecimento quase diário -o que dispensaria a estocagem.

As embalagens sem data de vencimento, segundo ele, continham alimentos separados em porções e reembalados no restaurante. Todos teriam nota fiscal.

A Associação Nacional dos Restaurantes apoiou o estabelecimento. Em nota, diz que a casa e seu chef são "conhecidos não só pela excelência de sua cozinha [...] como também pelo rigor".

A Divisão de Saúde Pública aceita denúncias pelo e-mail sac.dppcsaude@policiacivil.sp.gov.br ou pelo tel. 0/xx/11/3338 0155 e 181.

Para Fernanda Correa, professora de nutrição da Universidade Anhembi-Morumbi, ao visitar a cozinha de um restaurante vale observar a higiene dos utensílios do local e o uniforme dos funcionários.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página