Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Permanência de europeus no Brasil é limitada a 90 dias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"A Dilma [presidente Dilma Rousseff] não renova mais o visto dos europeus". Foi o que a jornalista espanhola Laura, 25, escutou da Polícia Federal do Rio quando quis prorrogar por três meses sua estadia no Brasil.

"Eles nem me permitiram pegar a senha", diz a jovem, que veio ao Brasil para procurar emprego.

Os turistas europeus que viajam para o Brasil não poderão mais ficar seis meses no país. Um acordo assinado entre a União Europeia e a presidente Dilma, de reciprocidade, estabelece a isenção de visto para os turistas, mas também limita o prazo de estadia a 90 dias em cada período de seis meses.

Antes do acordo, em vigor desde 8 de outubro, o tempo era de 90 dias prorrogáveis por mais 90 em um ano.

A historiadora de arte espanhola Dina Caball, 26, chegou ao Brasil com a intenção de conseguir um emprego. Três meses depois negociava um contrato que lhe permitiria ficar regularmente no país, mas precisava de mais tempo para resolver a burocracia. "Fui até a PF para saber se me concederiam um prazo até formalizar meus papéis. Mas me falaram que não e voltei para a Espanha."

"Eu não queria ficar irregular, mas agora temo não conseguir voltar. Aqui da Espanha não consigo acompanhar minha contratação", conta.

O Itamaraty adverte que "mesmo nos acordos antigos, não se fala em direito automático de permanecer seis meses." "Nossos turistas de lá e de cá, portanto, não poderiam e não vão poder viajar com a expectativa de que a estada será, com certeza absoluta, de 180 dias."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página