Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vivo promete regularizar as antenas de celulares

Empresa fez acordo com a prefeitura

DE SÃO PAULO

Acionada judicialmente pela prefeitura, a operadora de telefonia Vivo se comprometeu a regularizar suas antenas de celular na cidade.

Na audiência de conciliação, ontem, a empresa também aceitou pagar R$ 40 milhões, que deverão ser aplicados em projetos na capital, como forma de indenização.

De acordo com os cálculos da prefeitura, a Vivo tem 818 antenas de celular na cidade, sendo que 539 (65% do total) funcionam de forma irregular.

Daqui para frente, as antenas que serão instaladas, segundo o acordo fechado ontem, terão de respeitar as normas da legislação. Sobre as antenas já instaladas, especialistas dizem que deve ocorrer mudanças também.

A Secretaria de Negócios Jurídicos aguarda parecer na Justiça de ações semelhantes contra as operadoras Oi, Claro, TIM e Nextel.

O embate entre poder público e operadoras de telefonia que atuam na capital existe há sete anos. A estimativa da prefeitura é que 75% de todas as antenas que funcionam na cidade são piratas.

Existem vários problemas envolvendo as antenas. Um deles, por exemplo, é o desrespeito às restrições de local. Zonas essencialmente residenciais não podem ter antenas em funcionamento.

Outra norma estabelece uma distância mínima entre os equipamentos e os hospitais. O ideal é que elas fiquem, no mínimo, a cem metros uma da outra.

Exceções podem existir, se ficar comprovado que as antenas não estão causando interferência nos equipamentos médicos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página