Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foragido, ex-premiê de ilhas caribenhas é preso no Rio

Michael Misiki, 50, é suspeito de ter desviado cerca de US$ 50 milhões

Ele chefiou as ilhas de Turks e Caicos de 2006 a 2009, quando fugiu do país e passou a ser procurado pela Interpol

MARIO HUGO MONKEN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A Polícia Federal prendeu ontem de manhã no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, um dos foragidos mais procurados pelo governo do Reino Unido: Michael Misiki, 50, ex-primeiro-ministro da colônia britânica Ilhas Turks e Caicos, no Caribe.

Segundo o chefe da Interpol (polícia internacional) Rio, delegado Orlando Nunes, Misiki é suspeito de comandar o maior escândalo de corrupção da história das ilhas. O equivalente a US$ 50 milhões de verbas públicas teriam sido desviados.

Orlando afirmou que as investigações sobre o escândalo culminaram com as prisões de vários funcionários públicos em 2009. Na época, Misiki teria fugido das ilhas. Passou pela República Dominicana até chegar ao Brasil em outubro do ano passado.

Misiki, diz Nunes, pediu refúgio como exilado político em São Paulo. O pedido foi negado, mas ele obteve registro de residência provisória.

EXTRADIÇÃO

Em novembro, foi expedido um mandado de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) com base em pedido formulado pelo Reino Unido. O mandado foi expedido no último dia 22 pelo ministro Ricardo Levandowsky.

Segundo Orlando Nunes, Misiki levava vida sofisticada no Rio de Janeiro e circulava entre os bairros nobres de Ipanema e do Leblon, na zona sul carioca. Possuía, inclusive, carteira de trabalho. O delegado disse que ele teria sociedade com brasileiros e vai investigar essa relação.

Misiki foi preso quando tentava embarcar para São Paulo. Segundo Nunes, a suspeita é que ele procuraria advogados para tentar ficar no país. Ele irá para o presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte carioca.

Ele foi ministro-chefe das Ilhas Turks e Caicos entre 2003 e 2006 e primeiro-ministro entre 2006 e 2009.

As Ilhas Turks e Caicos são um território britânico ultramarino dependente do Reino Unido e estão ao norte da Ilha Hispaniola, onde encontram-se o Haiti e a República Dominicana, no Mar do Caribe.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página