Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Michinoshin Ishibashi (1939-2013)

Seu Michi, empresário e inventor

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

O empresário Michinoshin Ishibashi, que se entregava a invenções, certa vez patenteou um dispositivo de ventilação aplicado a calçados.

Sua criação, que traria "consideráveis vantagens aos usuários, não só em termos de conforto", como também na eliminação completa do chulé, consistia numa bomba de ar oca que faria o ar circular na região dos dedos do pé.

Seu Michi, como era conhecido, inventou muitas coisas, mas muitas não foram adiante. Como esse dispositivo.

Em outras áreas, porém, ele obteve êxito. Por um tempo, trabalhou com o pai na fabricação de um maquinário usado para separar ovos. Invenção bem-sucedida de seu pai.

Natural de Bastos (SP), colônia estabelecida com ajuda do governo japonês (hoje um município de 20.445 habitantes), cresceu no interior e só saiu de lá para servir o Exército em Campo Grande (MS).

De volta, casou-se com Satiko, com quem teve uma filha, Érika. Acabou vindo a São Paulo, onde abriu uma fábrica de jeans, cuja produção era de 6.000 calças/mês.

Ativo até o fim da vida, tinha comprado uma mina de água e, nessa área, planejava iniciar um novo negócio.

Presidente de honra da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, ajudou a estabelecer a relação de coirmandade entre o Estado e a província de Mie, de onde seu pai era oriundo.

Também atuou para que Bastos e Kumano-shi e Osasco e Tsu-shi fossem consideradas cidades coirmãs.

Viúvo desde 2009, tinha sido internado com problemas cardíacos. Morreu na quinta (3), aos 73, de falência de órgãos. Teve uma neta, Cloe.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página