Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Assembleia pode impor cotas, afirma reitor da Unesp

Temor é que lei seja como a das federais

DE SÃO PAULO

Se o projeto de cotas feito pelos reitores de USP, Unesp e Unicamp não for aprovado internamente nas universidades, a Assembleia Legislativa pode impor uma lei com regras diferentes. A avaliação é do reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, que será oficializado no cargo hoje.

O temor dos dirigentes é que os deputados imponham modelo semelhante ao das federais, pelo qual 50% das vagas serão destinadas a alunos de escolas públicas até 2016.

A avaliação dos reitores paulistas é que, no modelo das federais, alunos mal preparados podem ocupar as vagas.

Assim, eles apresentaram em dezembro projeto que prevê os mesmos 50% para a rede pública, mas com preenchimento diferente: parte seria com alunos que passariam por curso superior intermediário.

O projeto dos reitores precisa ser aprovado pelos Conselhos Universitários, que em discussões anteriores já rejeitaram um percentual fixo para alunos de escolas públicas.

Uma das razões para a elaboração da proposta, diz Durigan, foi a informação de que a Assembleia poderia aprovar lei de cotas como a federal.

Durigan, 58, agrônomo, exerce o cargo desde 2011, quando Herman Voorwald deixou o posto para ser secretário estadual de Educação. Ano passado, Durigan venceu a nova eleição.

(FÁBIO TAKAHASHI)

-

Cotas
Nossa preocupação é que vire uma lei que seja frontalmente contrária ao que defendemos. Os Conselhos Universitários terão de decidir, e rapidamente. A discussão pesada vai ser em relação ao PPI [benefício extra a pretos, pardos e indígenas].

Graduação
Precisamos mudar a forma de ensinar. O aluno hoje não aguenta 40 minutos de aula. É a geração dele.

Orçamento
Espero que 2013 seja melhor que 2012. A arrecadação do Estado [que baliza as verbas para as universidades] ficou abaixo do esperado. Tivemos de usar R$ 50 milhões das reservas. Para 2013, estão previstos R$ 2 bilhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página