Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Equilibrio

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Foi meu filho que pediu para sair da escola'

DE SÃO PAULO

Empreendedor social, nômade, vegetariano, superdotado, minichef de cozinha e palestrante. É assim que Biel Baum, 11, se define em uma rede social. Filho de Sabrina Campos, 32, "empreendedora social em série", ele é "unschooler": não vai à escola desde os oito anos, é educado de forma livre pela mãe.

Não faltaram tentativas. "Ele passou por muitas escolas. De colégio de elite em São Paulo à escola pública no interior. Eram os mesmos problemas", diz Sabrina. "Sofria bullying. Não se adaptava."

Até que Biel disse à mãe que não queria mais ir à escola. "Não estranhei, mas pedi tempo para me preparar."

Na época, eles moravam em Barcelona. Por um ano, Sabrina fez um "desmame": matriculou o filho em uma escola americana à distância. Hoje, ele não é ligado a nenhuma instituição. Sabrina segue o próprio método para ensinar os filhos: além de Biel, Raquel, 4, e David, 2.

"Biel trabalha com projetos. Se não sei algo, vamos buscar juntos. Mobilizei tutores no mundo todo. Ele faz de cursos on-line em universidades a aulas de gastronomia. Sua produção é rica, já tem convite de universidades."

Os resultados fizeram com que o pai de Biel aceitasse melhor o fato de o filho não ir à escola. "Ele se preocupou no começo, mas agora vê que tem coisa boa acontecendo."

Sabrina hoje é casada com o catalão Rafael Megías. Há um ano a família faz intercâmbio de casas. Nesse tempo, moraram em seis cidades no Brasil. "Vamos dar uma parada. A Raquelzinha pediu para ter o próprio quarto", conta a mãe, já adiantando que o intervalo é só até o fim do ano. "Em 2014 vamos para Granada [na Espanha]."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página