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Imóvel comercial deve levar em conta o perfil de cada endereço

Lanchonetes e lojas de roupas, por exemplo, precisam estar em regiões mais movimentadas

É preciso ter cuidado com problemas como enchentes e segurança, que dificultam a locação da unidade

EDUARDO VASCONCELOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O investidor interessado em adquirir uma sala comercial para alugar ou revender deve conhecer bem a região em que pretende aplicar seu dinheiro. A localização pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empresa, na avaliação de especialistas.

De acordo com o diretor comercial da imobiliária Coelho da Fonseca, Fernando Sita, imóveis em bairros mais conhecidos têm a vantagem de venda ou locação mais rápida. Ou seja, dificilmente ficarão sem uso.

"Boa localização é aquela que não precisa explicar o endereço de sua loja. Só pelo nome da rua, o cliente já sabe chegar", diz Sita.

Em geral, imóveis em regiões de grande concentração de empresas podem ser alugados por agências bancárias, restaurantes, livrarias, lojas de roupas, por oferecerem serviços a que o trabalhador pode recorrer rapidamente antes e depois do trabalho e no horário de almoço, afirma o consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer.

Dentro dos bairros, a procura pelos imóveis é maior por empresas especializadas em produtos do dia a dia, como padarias, papelarias, açougues, lojas varejistas e serviços bancários.

Já empresas de necessidades eventuais, como mecânica e de material de construção, têm preferência por endereços em avenidas que ligam bairros à região central.

Fernando Sita, da Coelho da Fonseca, diz que imóveis de esquina ganham em visibilidade, o que é bom para o comércio. Já os localizados em rua de mão dupla facilitam a locomoção do cliente.

FACHADA

Fachadas grandes também são valorizadas por futuros inquilinos, diz o consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer, pois têm fácil visualização. "O empresário quer explorar as fachadas. As vitrines precisam ser amplas para chamar o cliente."

No caso de prédios, inquilinos se interessam por edifícios com praça interna e lanchonetes, segundo Belmiro Quintaes, diretor de atendimento da imobiliária Lopes.

"O cliente gosta desse tipo de ambiente", diz Quintaes.

PROBLEMÁTICOS

Imóveis problemáticos, segundo Roseli Hernandes, diretora comercial da imobiliária Lello, são os localizados em áreas degradadas ou com problemas de enchentes. Além da procura ser pequena, o dono deve reembolsar o inquilino em caso de danos.


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