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Qual é a sua?
Afinidade com a linha pedagógica é critério central para a escolha
Na visita a uma escola, além de conhecer a infraestrutura, os pais precisam verificar se a instituição está alinhada aos princípios e às expectativas da família.
Um caminho é descobrir qual é o modelo de ensino adotado pela escola -que indica qual é o conceito de aprendizagem e como o aluno é entendido no processo.
Nesta página, são apresentados alguns desses modelos e dicas para avaliar se estão de acordo com o que se busca para a criança.
Vale lembrar que, na prática, é possível encontrar mais de um princípio em uma mesma escola -nesses casos, é importante ficar atento ao modelo que prevalece.
"É preciso que os pais tenham muito claro o que esperam da escola na hora da escolha", orienta a pedagoga Sueli Pecci.
EMPIRISTA/TRADICIONAL
É o modelo educacional mais conhecido. O aprendizado acontece de fora para dentro, com o aluno recebendo do professor o conteúdo sistematizado pela escola. As aulas são controladas e os conteúdos são divididos em blocos, que vão do mais fácil para o mais difícil. É comum o uso de apostilas. As avaliações ocorrem principalmente por meio de provas
COMO IDENTIFICAR
Prevalece a aula expositiva, que acontece em salas silenciosas com os alunos sob controle do professor
COM QUEM COMBINA
Pais que valorizam bomcomportamento e se preocupam com o conteúdo
DEMOCRÁTICA
Os alunos podem decidir o que e como querem aprender. Em assembleias, estudantes, professores, funcionários e pais definem as regras e a organização do cotidiano escolar. A relação com o conhecimento e seus conteúdos se dá por meio de projetos e em grupos de pesquisa, o que visa estimular a vontade de aprender. Não há provas, mas autoavaliações individuais
COMO IDENTIFICAR
Os alunos são livres para escolher suas atividades. Escolas costumam ter amplos espaços de convivência
COM QUEM COMBINA
Pais que querem criar seus filhos em liberdade e valorizam a espontaneidade
SOCIOCONSTRUTIVISTA
Valoriza a relação da criança com os outros e com o mundo. Entende que a criança aprende com a realidade a sua volta. O papel da escola é proporcionar experiências para que o aluno construa seu conhecimento, criando hipóteses e problematizando o mundo em conjunto com professores e colegas. A avaliação acontece por meio da reflexão do aluno sobre seu aprendizado
COMO IDENTIFICAR
O conteúdo não é fragmentado e projetos interdisciplinares são desenvolvidos em conjunto
COM QUEM COMBINA
Pais que buscam parceria com a escola e o contato da criança com o diferente
MONTESSORIANA
Método criado pela italiana Maria Montessori (1870-1952). Prioriza a independência do aluno e estimula a experiência concreta. As salas de aula contam com materiais específicos à disposição de estudantes e professores. Geralmente, os alunos são divididos em ciclos de três anos. As avaliações priorizam a observação e são feitas por meio de fichas pedagógicas
COMO IDENTIFICAR
As salas de aula facilitam a movimentação e o trabalho dos alunos. Professores devem ter formação específica
COM QUEM COMBINA
Pais que se preocupam com a organização e com as relações da criança
WALDORF
Concepção desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Preocupa-se com o desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual do aluno, e adequa o conteúdo ao tempo natural do estudante. Tem forte relação com as artes -há um programa de atividades artísticas, artesanais e de música. As avaliações são constantes, e não há reprovação
COMO IDENTIFICAR
Currículo extenso inclui atividades lúdicas; há um professor de classe, que ensina a turma por sete anos
COM QUEM COMBINA
Pais que buscam educação integral. Passam por leituras e entrevistas para matrícula