Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No seu caminho

Saber como o mercado valoriza os profissionais é uma boa pista para a escolha

DE SÃO PAULO

Na trilha para escolher a profissão, não existe caminho certo ou errado. Algumas pistas indicam a direção, mas só o próprio viajante pode definir o melhor destino.

As condições do mercado de trabalho para as carreiras são uma orientação objetiva.

Para ajudar nessa avaliação, o "Guia das Profissões" traz uma lista de dez carreiras universitárias em situação mais vantajosa no país atualmente, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Com dados do Censo 2010, o instituto comparou o desempenho de 48 profissões, combinando salário, carga horária, taxa de ocupação e cobertura previdenciária.

As carreiras apresentadas neste especial foram selecionadas entre as mais bem colocadas na lista e de forma a contemplar as áreas de exatas, humanas e biológicas.

Medicina, com a maior remuneração e mais chance de emprego, lidera o ranking.

Mas avaliar a profissão pelo valor que ela tem hoje é limitado --também é importante saber a tendência dessa atuação para o futuro.

"As carreiras expressam as demandas da sociedade. E o que vai dar trabalho ou condições de remuneração varia imensamente com a mudança tecnológica", alerta Gilson Schwartz, autor de "As Profissões do Futuro" (Publifolha).

Outra pista para a escolha é o autoconhecimento. No site da Folha, um exercício elaborado pelo coach Maurício Sampaio, autor de "Escolha Certa" (ed. Dsop), pode ajudá-lo nesse processo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página