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Convênio prevê elevar venda de vinho em 15%

Órgãos vão treinar profissionais de bares para que eles indiquem produto nacional

DE SÃO PAULO

O Sebrae e o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) vão dar treinamento a 3.000 profissionais de bares e restaurantes em uma tentativa de aumentar a venda de vinhos nesses estabelecimentos.

A meta é aumentar em 15% a venda de rótulos nacionais em até 36 meses.

O programa, cujo convênio deve ser assinado na próxima terça-feira, prevê treinamento em mil estabelecimentos de 16 Estados.

"Queremos sensibilizar esses bares e restaurantes para que eles implementem ou qualifiquem suas cartas de vinho, dando frente aos rótulos nacionais", diz Enio Queijada, gerente da unidade de agronegócios do Sebrae.

Segundo ele, a parceria tem como objetivo aumentar o consumo anual de vinho per capita no Brasil de 1,8 litro para 2,1 litros.

"A cultura do vinho no Brasil ainda é muito distante. Por isso, é importante mostrar aos donos de restaurante que ele pode ser uma boa opção dentro do portfólio do estabelecimento", afirma Diego Bertolini, gerente de promoção do Ibravin.

De acordo com ele, é importante que a capacitação sobre o tema seja simples.

"A ideia é dar um contexto regional. Temos que casar o vinho à cultura local de cada Estado", explica.

Hoje, os rótulos nacionais representam 70% do mercado no Brasil. Mas, segundo Bertolini, o consumo poderia ser maior.

"O problema é a falta de conhecimento. Cerca de 95% das vinícolas nacionais são de pequeno porte e não têm força de distribuição", afirma o gerente.

Para mudar esse cenário, o convênio prevê o incentivo a 12 novos circuitos e roteiros turísticos do enoturismo (turismo do vinho).

"Também é preciso lembrar que, ainda que a região sul continue sendo a maior produtora de vinhos, temos outros polos no país, inclusive Goiás", diz Queijada.

O programa também também dará apoio as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.


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