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Programa deve ser aberto a personalização

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para consultores de empreendedorismo e tecnologia, os maiores atributos de programas em nuvem são os preços menores em comparação às licenças de softwares que ficam instalados em computadores e à facilidade de acessá-los pela internet. Mas usá-los para o marketing exige cuidados.

Renato Fonseca, consultor do Sebrae-SP, afirma que, antes de tudo, as empresas precisam definir precisamente quais são seus objetivos, qual é sua política de preços, qual o perfil do consumidor, qual seu orçamento disponível e quais canais de comunicação serão usados. Ou seja, é necessário se planejar previamente.

O empresário também precisa de conhecimentos básicos de tecnologia e internet, além de noções de comunicação e design.

"Muitas dessas ferramentas na nuvem possuem conteúdos padronizados, o que pode ser bom para iniciantes. Porém vale escolher serviços que tenham também suporte para ajudar em trabalhos mais personalizados", afirma Fonseca.

A preocupação com a segurança das informações é outra necessidade quando se usa a computação em nuvem. Celso Poderoso, coordenador dos cursos de MBA da Fiap, alerta para a utilidade de se conhecer quais são os protocolos de segurança e de confidencialidade presentes nesses sistemas e se os servidores de armazenamento de dados são confiáveis.

Para o especialista, essas ferramentas ajudam o empresário a concentrar sua atenção na principal atividade do negócio. Mas ele lembra que deixar toda a divulgação a cargo de terceiros também pode causar descontrole.

"Esses programas também têm modelos em que os preços vão subindo à medida em que mais serviços ou consultorias vão sendo solicitados", afirma o professor. "É preciso ter controle desses gastos."


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