Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para executivos, salário está superestimado

DE SÃO PAULO

A falta de profissionais formados para atender as empresas de comércio eletrônico faz com que os salários, em geral, sejam mais altos do que gostariam os executivos do setor.

Alexandre Soncini, vice-presidente da empresa Vtex, uma das principais fornecedoras de tecnologia para o comércio eletrônico, diz que há uma incompatibilidade entre cargo e remuneração.

"Os juniores estão ganhando salários de analistas; os analistas, de gerentes; os gerentes, de seniores; e os seniores, de presidente."

Ele diz que o problema da distorção apontada é que a produtividade dos profissionais, em geral, não é suficiente para compensar seu custo para a empresa.

Alessandro Gil, presidente-executivo da Rakuten Marketing no Brasil, afirma que o setor também sofre com a alta rotatividade, pois muitos trocam de emprego em busca de melhores salários.

"Não é normal entrevistar pessoas de 25 anos que ganham acima de R$ 12 mil. O passe desses profissionais tem se valorizado muito."

A principal divergência dos especialistas é sobre a possibilidade de a concorrência por profissionais diminuir.

Soncini diz acreditar que isso não deve acontecer no curto prazo, pois o e-commerce segue crescendo, apesar de a economia estar menos aquecida neste ano.

Gil, por outro lado, diz estar vendo um movimento de demissões de algumas pessoas com salários altos, para serem substituídas por jovens que ganham menos.

Pequenas empresas também participam ativamente da luta do profissionais.

Renato Pereira, 41, sócio da loja virtual Bebê Boutique, diz que, inicialmente, treinava ele mesmo os funcionários que conseguia trazer para trabalhar com ele, em geral pessoas que haviam acabado de se formar em um curso de moda.

Conforme a necessidade de especialização da empresa aumentou, passou a contratar empresas de recrutamento para conseguir profissionais com experiência no setor.

Sua equipe é formada por funcionários de nível júnior e médio, que costumam passar por treinamentos externos.

"Pequena também rouba funcionários de companhias grandes, oferecendo possibilidade de estar em uma empresa que oferece espaço para crescer e bônus em ações."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página