Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Geraldo Alckmin

São Paulo, terra da inovação permanente

Reconhecemos que ainda há muito a ser feito. Mas sabemos o quanto evoluímos

DEMOS ESPECIAL ATENÇÃO À MOBILIDADE, COM 101 KM DE OBRAS SOBRE TRILHOS. DUPLICAMOS E MODERNIZAMOS 8.000 KM DE RODOVIAS, ENTRE ELAS A RAPOSO TAVARES E A NOVA TAMOIOS

O desenvolvimento de São Paulo é, antes de tudo, fruto das melhorias alcançadas pela própria população. A cada decisão individual, de busca por mais estudo ou abertura de negócio próprio, quem ganha é São Paulo. O Estado avança, desenvolve-se, emancipa-se. O governo entra como parceiro, através da geração de oportunidades e do apoio a quem mais precisa.

Essa é a nossa motivação: permitir, com ações nas mais diversas áreas, que milhões de paulistas exercitem seus potenciais, realizem seus sonhos.

Fundamental para isso foi recuperar a capacidade de investimento de São Paulo. Reduzimos o endividamento do Estado para o menor patamar da história: de 2,2 para 1,4 de sua receita corrente líquida. Com isso, São paulo tem hoje seu maior volume de investimento público: mais de R$ 23 bilhões em 2014.

Todo esse esforço foi feito diminuindo ou zerando tributos em setores como o sucroalcooleiro, de laranja, medicamentos, trigo, pão, macarrão, suco de laranja e calçados, entre outros. E devolvendo R$ 10,2 bilhões em impostos, diretamente ao cidadão, por meio da Nota Fiscal Paulista.

Também buscamos inovar diariamente, seguindo o firme propósito, descrito pelo saudoso Mario Covas, de "mobilizar recursos, arregimentar competências, sacudir crenças, inaugurar práticas que traduzam a vontade política em tijolos de solidariedade".

Na saúde, com a criação da rede de combate ao câncer Hebe Camargo, que está levando a todo o Estado o mesmo padrão de excelência do Icesp; ou o Recomeço, um programa que criou 3.000 leitos e o primeiro hospital do país, em Botucatu, especializado no tratamento do dependente químico.

Na segurança, implementamos a lei que combate desmanches irregulares e o programa de bônus para os policiais que contribuírem para a redução dos principais indicadores criminais. Também estamos implantando o Detecta, um sistema que está unindo dados e imagens, com novas tecnologias e inteligência policial.

Ampliamos a maior rede de ensino técnico e tecnológico do país (hoje com 63 Fatecs e 217 Etecs), integramos o ensino médio ao ensino técnico, com o programa Vence, e ampliamos o ensino em tempo integral.

Demos especial atenção à mobilidade, com 101 quilômetros de obras sobre trilhos --incluindo Metrô, CPTM e, na Baixada Santista, o Veículo Leve sobre Trilhos. É a maior expansão do sistema metroferroviário da América Latina.

Duplicamos e modernizamos 8.000 km de rodovias, entre elas a Euclides da Cunha, Raposo Tavares e a Nova Tamoios.

Valorizamos o funcionalismo, com reajustes acima da inflação, dentro da capacidade orçamentária do Estado.

Tudo isso fortalecendo inovações anteriores --como AME, Poupatempo, Lucy Montoro e Bom Prato-- que hoje inspiram governos e candidaturas de vários matizes ideológicos. E mantendo conquistas históricas, como a queda das taxas de mortalidade infantil e de evasão escolar, hoje entre as menores do país, e a elevação da renda e da expectativa de vida dos paulistas.

Somos os primeiros a reconhecer que ainda há muito a ser feito. Mas sabemos o quanto evoluímos. Não vamos começar do zero.

Pois, se os desafios de São Paulo são grandiosos, São Paulo sempre será maior que seus desafios.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página