Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Colorado faz consulta sobre uso recreativo da maconha

Estado é um dos únicos indecisos da eleição

FERNANDA EZABELLA ENVIADA ESPECIAL A DENVER, COLORADO

No "indeciso" Estado do Colorado, onde não há uma maioria de eleitores democratas ou republicanos, 2 milhões haviam votado até o final da tarde. Segundo autoridades locais, 705.085 eleitores que votaram eram registrados pelo Partido Republicano, 670.355, pelo Partido Democrata, e 569.182 não tinham afiliação. O Estado tem 2,7 milhões de eleitores ativos. Em 2008, Barack Obama saiu vencedor.

Pelas ruas de Denver, zonas eleitorais só haviam apresentado filas às 7h e na hora do almoço. Mesmo com um tema polêmico em votação, a legalização do uso recreativo da maconha, nenhum tumulto foi registrado.

Já no condado de Jefferson, a polícia foi chamada para apartar brigas de vizinhos por causa de pôsteres em lugares proibidos e para liberar o trânsito numa rua tomada por ativistas. Na região de Arapahoe, eleitores enfrentaram filas de até duas horas.

Numa igreja metodista em Denver, uma dúzia de entrevistados pela reportagem declarou voto em Obama e no sim pela legalização, ainda que a administração do presidente americano seja contra as leis estaduais que liberam o uso da droga.

BROADSTERDAM

O local ficava a algumas quadras do bairro conhecido como "Broadsterdam", uma mistura de Broadway (nome da rua) e Amsterdã.

Para a diretora Annie Eastman, grávida de sete meses, "a sociedade já aceitou a maconha, então por que não cobrar imposto?", disse.

Um gerente de tecnologia de uma universidade local, que pediu que não tivesse o nome divulgado, disse que votou no "nanico" Gary Johnson, do Partido Libertário.

"É um voto de protesto, Obama prometeu muitas coisas e não cumpriu. Chega", disse o engenheiro de 34 anos, reclamando principalmente da promessa do presidente de não interferir nas leis estaduais de maconha medicinal.

ATIVISTAS

Há quem acredite que Johnson possa conseguir votos de ativistas da maconha que normalmente votariam em Obama no Colorado, fortalecendo Romney.

Oregon e Washington também votaram referendos pela legalização da maconha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página