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Cybele Oliveira

VENCEDORA

Instituto Chapada | www.institutochapada.org.br

Icep integra público e privado para educar

DA ENVIADA ESPECIAL

À frente do Icep e ao longo dos 16 anos nos quais tem se dedicado a erradicar o analfabetismo e formar leitores e escritores autônomos na Chapada Diamantina, Cybele Oliveira é a principal responsável pelos resultados notáveis em educação alcançados na região nos últimos anos.

Hoje, os três melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) da Bahia são de municípios da rede do Instituto Chapada: Boa Vista do Tupim (5,8), Piatã (5,3) e Ibitiara (5).

Trata-se do primeiro e único lugar do Brasil com uma iniciativa concreta, de caráter apartidário, que mobiliza e integra prefeituras, secretarias de educação, escolas, população e políticos para pensar propostas para a educação municipal, além de monitorar sua efetivação.

Essa integração, vale lembrar, dá-se em região marcada pelo coronelismo e pela perpetuação da ignorância entre os menos favorecidos.

No Dia E, ação da Campanha Chapada e Semiárido pela Educação promovida pelo Icep em anos eleitorais, candidatos a vereador e prefeito dos municípios da rede assistem à apresentação de um plano formulado pelos próprios cidadãos e assinam um termo se comprometendo a priorizar tais propostas.

Além da mobilização política, as outras duas grandes linhas de ação do Icep são a formação continuada e a produção de conhecimento. Os 20 municípios que integram a rede buscam juntos, e de maneira autônoma, caminhos e soluções para questões pertinentes à educação.

O instituto conta com uma coordenação regional e uma equipe de formadores. Cada município da rede tem sua equipe técnica, que trabalha na secretaria de educação.

Coordenadores pedagógicos, que há pouco tempo não existiam nessas cidades, atuam nas escolas ao lado de diretores e professores.

13ª é a posição da Chapada Diamantina no Índice de Desenvolvimento Econômico; no Índice de Desenvolvimento Social, é a última colocada (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia)

4,3 foi a nota média na 4ª série/5º ano das escolas públicas no Ideb 2011 dos 19 municípios em que o Instituto Chapada atua, ultrapassando em 19% a meta de 3,63, sendo que a média baiana para o mesmo grupo foi de 3,9, para a meta de 3,3; no Brasil, as médias/metas foram de 4,7 e 4,4, respectivamente

ANALFABETISMO

Em termos qualitativos, o percentual de alunos baianos que atingiram a pontuação mínima adequada na escala da Saeb/Prova Brasil foi inferior à média nacional em todas as séries avaliadas (Todos pela Educação). O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostra que, das 400 piores escolas de 2007, 283 pioraram em 2011: 34% delas estão na Bahia

CHAPADA

Resquícios do coronelismo autoritário e escravagista, onde só os ricos eram alfabetizados, aliados a um cenário econômico de agricultura de subsistência e exploração de minérios, ainda repercutem no alto índice de analfabetismo funcional da população dos 33 municípios da Chapada Diamantina


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