Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Sucessor terá o desafio de reverter perda de peso da igreja

IGOR GIELOW SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O caráter secreto e fechado da política do Vaticano, que tanto alimenta teorias conspiratórias e best-sellers, ganha contornos dramáticos com a renúncia de Bento 16.

O futuro ex-papa poderá, e certamente terá apesar das declarações em contrário, papel central na sua sucessão.

Isso é inédito: os papas que renunciaram no passado caíram em desgraça. Um deles, Celestino 5º, foi preso e inclusive virou referência no "Inferno" de Dante por fugir da mitra papal em 1294.

A rigor, um papa já prepara a sucessão ao moldar o Colégio Cardinalício.

Hoje há 118 cardeais eleitores, e 67 deles foram ungidos por Bento 16. Os outros, por seu antecessor, João Paulo 2°, que teologicamente confiava justamente ao então cardeal Joseph Ratzinger o caminho da igreja.

Nesse sentido, o papado de Bento 16 foi um apêndice do de Karol Wojtyla. Se há espaço para dissenso, a presença viva de Ratzinger poderá ser um fator dissuasório.

Logo quando foi eleito, o papa citou que teria um "reinado curto". Críticos como o vaticanista Marco Politi viram nisso um sinal de sua inapetência pelo espetáculo político e pela administração da Cúria em Roma, levando à sucessão de escândalos.

Já defensores de Ratzinger, como o também vaticanista Luigi Accattoli, sugerem a mesma crise, mas culpam as intrigas da Santa Sé.

Renunciando, Bento 16 terá a chance de salvaguardar seu legado além do ponto de vista teológico, no qual seu reconhecimento é pleno.

A questão a saber é como o novo pontífice enfrentará as questões centrais colocadas pelo mundo moderno -o qual Ratzinger, fiel à sua doutrina, resolveu combater reforçando o tradicionalismo.

Os dilemas da maior denominação cristã do mundo apenas agravaram-se sob Bento 16. Mesmo a sangria de novos padres, que foi estancada e mantém o quadro em cerca de 405 mil homens, só o foi porque houve aumento de novos sacerdotes na Ásia e na África.

Entre 2004 e 2010, a Europa perdeu cerca de 9.000 padres. Paradoxalmente, Bento 16 aumentou a representatividade de cardeais eleitores europeus, que somam pouco mais que 50% do colegiado.

O papa sempre advogou uma igreja menor e mais fiel, contra os relativismos da sociedade de consumo ocidental. Os números em suas próprias hostes, no bastião da tradição católica que é a Europa, apontam um fracasso.

O diálogo com as demandas mais cotidianas dos fiéis, como, por exemplo, o planejamento familiar e a prevenção da Aids, foi evitado e, não raramente, truncado por declarações desastrosas.

A aproximação com outras religiões, especialmente o islamismo, teve percalços, assim como o combate à pedofilia. Politicamente, até porque o mundo não é o da Guerra Fria vivida por um gigante estrategista como João Paulo 2°, a Igreja Católica perdeu peso. O futuro papa tem esses desafios à frente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página