Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mandamentos de Bento

Os pontos centrais do pontificado de Ratzinger

Fé e razão são inseparáveis

Bento 16 gosta muito de usar a palavra grega "logos" (pronuncia-se "lôgos"), que pode ser traduzida como "palavra" ou "razão", para se referir a Jesus e a Deus. Assim como muitos filósofos e teólogos ao longo dos séculos, ele defende que o Universo tem uma ordem lógica e racional que só pode ser explicada como resultado da mente de Deus; por isso, fé e razão não são inimigas, mas se complementam.

Luta contra o relativismo

Se Bento 16 tivesse de escolher um único inimigo, seria o que apelidou de "ditadura do relativismo". Um dos problemas centrais do mundo de hoje, diz, é que para muita gente os valores éticos e religiosos são relativos. O relativismo, disse pouco antes de se tornar papa, pode levar a um vale-tudo perigoso, "que não reconhece nada como definitivo e considera a si e a seus desejos a medida última das coisas".

Identidade é tudo

O slogan que aparece em adesivos de carro no Brasil - "sou feliz por ser católico"- provavelmente faria muito sentido para o papa. Seus textos e suas ações mostram a vontade de enfatizar as características específicas do catolicismo e de seus 2.000 anos de história e cultura. Por isso ele deu mais abertura para a missa em latim ou recuperou elementos da vestimenta dos papas do Renascimento e da Idade Média.

Jesus em 1º lugar

Dá para chamar Bento 16 de "o papa do básico", pela ênfase nos aspectos mais básicos da fé cristã -como a ideia de que Jesus é a figura central da religião, totalmente humano e totalmente divino. Em pleno pontificado, escreveu uma série de livros com sua versão da biografia de Jesus. Ele se diz cansado dos livros sobre o chamado "Jesus histórico", que põem em dúvida a confiabilidade dos Evangelhos.

Veja o lado positivo

Normalmente, quem assistia a uma visita de Bento 16 esperando grandes pronunciamentos contra o casamento gay, o aborto ou a falta de fé dos católicos ficava de mãos abanando. A estratégia de seu pontificado foi enfatizar o que a fé tem de atraente, fugindo das polêmicas mais óbvias. Não é à toa que sua primeira e mais popular encíclica tem como mote a frase "Deus é amor", aceita até por não cristãos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página