São Paulo, sábado, 18 de setembro de 1999


 


Para 79% dos empresários, atuação social melhora imagem


da Equipe de Trainees

Área de atuação
social das
Empresas
Em% (*)



Valorizar a imagem pública é o motivo mais citado pelas empresas para justificar o investimento em trabalhos voluntários. Essa resposta foi dada por 79% das empresas pesquisadas pelo Ceats (Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor, da USP). A segunda razão mais citada, por 78% das empresas, foi a melhora da vida da comunidade.
O estudo revela ainda que 56% das empresas de capital nacional e 61% das multinacionais têm algum tipo de trabalho social.
Rebeca Raposo, do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), afirma que não há nada de mau no fato de o investimento social melhorar a imagem da empresa, mas ela condena programas criados para esse fim exclusivo. “Trabalho social não melhora a imagem de empresa que vende produtos de má qualidade.”

EXEMPLOS
A Natura, empresa de cosméticos de São Paulo, criou em 1995 a linha de produtos Crer para Ver (cartões, camisetas e embalagens) para financiar projetos sociais. Em 1998, as vendas desses produtos somaram R$ 2,1 milhões (0,25% do faturamento total), destinados a projetos como os Barracões Culturais da Cidadania, em Itapecerica da Serra (SP), espaço para manifestações culturais da comunidade.
Outro exemplo é a Intermédica, de planos de saúde, que mantém programas de assistência médica para pessoas carentes.

Moacyr Lopes Júnior/Folha Imagem
Alunos durante aula de ciência em escola de Itapecerica da Serra (SP), mantida por projeto social

Segundo Roseli Maese, gerente geral de marketing, o grupo incentiva funcionários a prestarem serviços voluntários, oferecendo a eles bônus de até sete dias no período de férias. Uma equipe de 34 funcionários (1% do total) faz trabalhos sociais regularmente. (RSS)




População-alvo dos programas das empresas (*)
Como as empresas incentivam trabalho voluntário
Forma de atuação social


(*) empresas podem atuar em mais de uma área.
Fonte: Ceats (Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor) e Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas)

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