Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Torcedores criam movimento contra a homofobia no futebol

TIAGO RIBAS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma iniciativa para diminuir a homofobia no futebol começa a tomar corpo nas redes sociais. Grupos de vários clubes do Brasil estão criando páginas e torcidas anti-homofobia no Facebook para tentar combater o preconceito.

O movimento começou na última terça, com a criação da página da torcida "Galo Queer" por uma cientista social e torcedora do Atlético-MG, que prefere não ser identificada.

"Fazia muito tempo que eu não ia ao estádio. Quando fui ao jogo contra o Arsenal, pela Libertadores, fiquei muito chocada com a homofobia generalizada. Mesmo pessoas que têm uma conduta política anti-homofobia, dentro do estádio, fazem parte disso", conta a criadora da torcida.

"Falei com alguns amigos e surgiu a ideia de criar esse movimento. Como hoje em dia tudo passa pelo Facebook, resolvi começar por lá."

Mas o movimento não deve se limitar ao mundo virtual. A intenção do grupo é conseguir apoio da diretoria do Atlético-MG e levar a bandeira anti-homofobia para dentro dos estádios brasileiros. O que ainda os impede é o medo de reações violentas.

"Pela internet a gente pôde ver que há uma agressividade e uma resistência muito grande a esse tipo de iniciativa. Eu sabia que criticar a homofobia no futebol era como mexer num vespeiro. Mas, por outro lado, me surpreendi com a reação positiva. Inclusive de torcedores de outros times", conta.

A disseminação da ideia foi rápida. Poucos dias depois da criação da "Galo Queer" apareceram páginas similares de outros clubes, como a "Cruzeiro / Anti-homofobia".

"Resolvemos criar a página visando ampliar esse movimento. O nosso objetivo é mostrar que a orientação sexual diferente não é motivo de ofensa ou xingamento", afirma a estudante criadora da página --que também prefere não ser identificada.

Apesar de as páginas dos torcedores das duas principais equipes mineiras ainda serem as mais populares, torcidas de outros estados já se juntaram ao movimento.

Até a conclusão desta matéria, já era possível encontrar páginas anti-homofobia de torcedores de Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Inter.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página