Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Esporte

Finalistas definem quem vai à Flórida em vantagem

NBA San Antonio recebe o Miami para o jogo 5, o seu último em casa

DE SÃO PAULO

Ao vencer o quarto jogo do mata-mata final, com grande atuação do Big 3 (LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh), o Miami Heat impediu que o título da temporada da NBA fosse definido na casa do San Antonio Spurs.

Mesmo que perca hoje, às 21h, e veja o adversário abrir 3 a 2 na série melhor de sete, o Miami conta com a vantagem de decidir em casa, por ter a melhor campanha.

Depois de iniciar o mata-mata em seus domínios com uma derrota, o Miami necessitava de pelo uma vitória nas três partidas seguidas em San Antonio para conseguir regressar à Flórida em busca do segundo título consecutivo.

"Não podemos esperar ter as costas na parede para reagir", afirmou o astro do Miami, LeBron James.

Em um país com cultura esportiva que cultua os levantamentos estatísticos, o formato de disputa das finais (o 2-3-2) tem gerado discussão.

O sistema prevê os dois primeiros jogos na casa do time com melhor campanha, no caso o Miami, três nos domínios do rival e mais dois, se necessários, de volta de volta à primeira arena.

Nas duas últimas temporadas, as equipes sem a teórica vantagem terminaram levantando o troféu: o Dallas Mavericks contra os Heat em 2011 e os mesmos Heats contra o Oklahoma City Thunder na última disputa.

Após retomar a vantagem do mando de jogo, o técnico do Miami, Erik Spoelstra, disse não ver muito benefício.

"Estamos falando sobre o primeiro time que chega a quatro [vitórias]", afirmou ele. "Não importa como você chega lá. Não há nada que você possa mudar em termos de rotina e preparação. Já estivemos dos dois lados."

Nas disputas até chegar à grande decisão, o formato é bem diferente: 2-2-1-1-1.

LeBron também afirma que a distribuição dos jogos é irrelevante para os jogadores.

"Não importa", afirmou o ala do Miami. "São os dois melhores times da NBA e ambos ganharam e podem vencer fora de casa."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página