Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Origem do Fla-Flu

Os irmãos Karamazov do futebol voltam ao Maracanã

Nelson Rodrigues, o mestre, dizia que o primeiro Fla-Flu tinha começado 40 minutos antes do nada. E para descrever tal dramaticidade citava "Os Irmãos Karamazov", o clássico de Dostoiévski. Talvez o que ninguém saiba é a origem desta rivalidade.

Certa vez ouvi a versão rubro-negra do fato. O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1895, para o remo. Os 22 jovens que tomaram a iniciativa eram pés-rapados que, após sete anos, propuseram a criação de um time de futebol. A ideia não colou.

Ainda assim, começaram a bater bola, seguiram amadores no futebol e sem usar as cores do clube. Mas a decisão não iria perdurar. Ante a negativa do clube, eles se reuniram aos bacanas e nobres da capital para fundar o Fluminense FOOTBALL Club.

Existiam dois clubes: um de regatas e outro de futebol. Quem torcia para um em geral torcia para o outro.

No final de 1911, Alberto Borgeth, craque e líder no futebol e no remo, se desentendeu com a diretoria fluminense e cooptou todos os titulares para uma debandada.

À época, o futebol era o que talvez seja o golfe. O fato é que Alberto e seu "scratch" voltaram à equipe de origem, o Fla. E popularizaram o esporte no Rio. Nasceram três coisas: o time mais popular do mundo, a paixão nacional e a rivalidade com o Flu.

Nenhum clássico de futebol tem tanta magia. O Maracanã, e só o Maraca, é o palco eterno. Volta a ser hoje.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página