Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tyson vira empresário e encara passado

BOXE
Ex-campeão volta ao cenário de suas primeiras lutas amadoras, mas agora como promotor de eventos

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

Ator de filmes de Hollywood. Comediante stand up na Broadway e em Las Vegas. Personagem de reality show.

"Mas estou feliz por estar de volta ao mundo do boxe", festejou o ex-campeão mundial pesado Mike Tyson, agora promotor de lutas, em teleconferência da qual a Folha participou esta semana.

O retorno ao boxe, mas do lado de fora das cordas, teve a ver com seu momento pop.

"Isso nem passava pela minha cabeça, foi ideia da minha mulher. Na verdade, ela queria que fôssemos produtores na área de entretenimento." Para promover sua primeira programação, hoje, às 22h, Tyson terá um reencontro com seu passado.

"Estou entusiasmado em trazer a primeira programação da Iron Mike Produções ao Turning Stone Casino. O subúrbio de Nova York [local da luta] é especial, pois traz memórias nostálgicas da época em que eu era um determinado amador em ascensão."

Porém "Iron" Mike saboreará lembranças agridoces.

Foi lá que, ainda adolescente, Tyson conheceu o mentor que o pôs na rota de suas maiores conquistas no ringue: Cus Damato.

"Tyson se esforçava, não queria ser mandado de volta ao reformatório", diz Teddy Atlas, seu primeiro técnico.

No melhor momento do relacionamento entre Tyson e Atlas, o lutador chegou a chorar no ombro do técnico, ao sentir medo de perder a decisão de um torneio amador.

Mas tudo mudou quando Tyson assediou sexualmente uma sobrinha de Atlas que tinha à época apenas 12 anos --Tyson estava com 16.

O treinador apontou uma arma para a cabeça do pupilo e ameaçou "estourar seus miolos". Tyson fugiu, arquitetou o assassinato de Atlas, porém foi, enfim, convencido por Cus Damato a desistir.

Desde então, as menções a Atlas foram todas "apagadas" das biografias de Tyson.

Mas a dupla, obrigatoriamente, se reencontrará hoje.

Atlas é o comentarista de boxe da ESPN, rede de TV que abriu data em sua grade especialmente para acomodar a estreia do Tyson promotor.

O próprio retorno de Tyson à ESPN traz uma ironia. Seis dos primeiros combates do futuro campeão pesado foram exibidas pela rede de TV.

Porém, quando os agentes de Tyson pediram um contrato de longa duração, o promotor que controlava as datas da ESPN esnobou Mike.

Ao perceber o erro, Bob Arum, homem-forte da Top Rank, que vendia lutas para a ESPN, culpou seus funcionários, que não teriam se impressionado com Iron Mike.

Tyson, agora homem de negócios, não guarda rancor.

"Negocio com todo mundo [redes de TV]. Estou tentando fazer dinheiro como todo mundo. Até Don King [ex-promotor de Tyson] é bem vindo", afirma.

NA TV
A. Méndez x A. Usmanee
22h ESPN


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página