Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Felipe Massa deixa a Ferrari após 8 anos

F-1
Piloto tem futuro incerto, e Brasil pode ficar sem um representante no grid pela primeira vez desde 1969

TATIANA CUNHA DE SÃO PAULO

Depois de oito temporadas como titular da Ferrari, Felipe Massa, 32, se adiantou ao anúncio oficial e revelou ontem, via redes sociais, que não será mais piloto da escuderia italiana a partir de 2014.

Sua saída encerra uma sequência de 14 anos com pilotos brasileiros na mais tradicional equipe da F-1 --antes dele, Rubens Barrichello foi titular por seis temporadas.

Além disso, e mais importante, deixa aberta a possibilidade de o país ficar sem representantes na categoria, algo que não ocorre desde 1969.

"Não vou mais correr pela Ferrari a partir de 2014! Gostaria de agradecer pela amizade, vitórias e um lindo momento com a Ferrari", afirmou o piloto brasileiro via Twitter e Instagram.

Ele postou também uma foto sua depois de ganhar o GP Brasil de 2006, com macacão verde e amarelo, na segunda de suas 11 vitórias na F-1, todas no time de Maranello.

Além de agradecer à família, aos fãs e aos patrocinadores, Massa ainda deixou em aberto a possibilidade de continuar na categoria em 2014.

"A partir de agora, quero achar uma equipe que me dê um carro competitivo para conseguir mais vitórias e vencer um campeonato, que é o meu sonho", completou.

Depois de um início de carreira promissor na Ferrari, quando venceu corridas tendo Michael Schumacher como companheiro, em 2006, Massa viu Kimi Raikkonen chegar ao time em 2007 e já conquistar o título mundial.

No ano seguinte, porém, passou a desbancar constantemente o parceiro campeão e lutou pelo título com Lewis Hamilton até a última etapa. Venceu o GP Brasil e perdeu o título por apenas um ponto.

Desde então, não venceu mais. Sofreu grave acidente em 2009, na Hungria, que o deixou fora de metade do Mundial. Voltou em 2010, com Fernando Alonso na Ferrari.

De lá para cá, obteve só oito pódios, o que faz com que suas chances de ficar na F-1 não sejam muito grandes.

A melhor delas seria uma transferência para a Lotus, que deve ver Raikkonen voltar à Ferrari. A escuderia italiana dispensou o finlandês no final de 2009 para abrir caminho para Alonso chegar. Segundo a "BBC", o acerto com o finlandês já foi feito.

Mas Massa deve ter concorrência de Nico Hulkenberg, hoje na Sauber. No GP de Monza, o alemão teve bom desempenho ao largar em terceiro e chegar em quinto lugar, apesar do carro fraco.

A outra opção do brasileiro seria justamente ocupar a vaga deixada pela eventual ida do alemão para a Lotus.

Foi na Sauber, que tem motores da Ferrari, que o piloto brasileiro deu início a sua carreira na F-1, em 2002.

O maior problema na equipe suíça é a falta de dinheiro. Apesar de ter feito acordo de patrocínio com um grupo de empresas russas, o time carece de mais investimento, o que poderia forçar a entrada de um piloto pagante na vaga.

A Ferrari, que ontem não se pronunciou sobre a saída de Massa, deve anunciar seu substituto nos próximos dias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página