Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Basquete

Brasil busca experiência e vaga no Mundial-14

Seleção feminina é jovem e sem estrelas

ÉDER FANTONI DE SÃO PAULO

Carente de uma grande estrela e com um grupo jovem, a seleção feminina de basquete estreia hoje na Copa América do México, às 20h30 (com SporTV 3), contra Porto Rico.

A competição distribui três vagas para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.

Das 12 convocadas, 11 disputarão o torneio pela primeira vez. Apenas a armadora Adrianinha já participou de uma Copa América.

A também experiente pivô Érika, uma das estrelas da WNBA, disputa os playoffs da liga dos EUA com o Atlanta Dreams e não vai ao México.Assim, o técnico Luiz Augusto Zanon colocará em prática o seu processo de renovação.

"O que eu mais quero é formar jogadoras em nível de seleção. Esse grupo novo requer carinho porque o basquete em si já não vive mais com talentos. Temos que fortalecer o grupo", disse Zanon.

"Nós não temos hoje jogadoras que possam resolver, como Paula e Hortência."

O treinador admite que o objetivo não é o título e sim uma das três vagas para o Mundial, passo considerado por ele como fundamental já visando a Olimpíada de 2016.

O atual grupo tem três jogadoras de 34 anos, que não devem estar no Rio. As outras nove não passam dos 25. A média de idade é de 24,9 anos. O time que foi campeão do último Pré-Mundial, em 2009, tinha média de 28,8 anos.

O Grupo B, do Brasil, tem Argentina, Porto Rico, República Dominicana e México.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página