Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Por Estadual menor, jogadores no RS articulam greve

FUTEBOL
Federação responde que não tem como reduzir número de datas do Campeonato Gaúcho já no ano que vem

MARCEL RIZZO MARTÍN FERNANDEZ DE SÃO PAULO

Um grupo de jogadores de Internacional e Grêmio articula uma greve caso o Campeonato Gaúcho não seja reduzido no ano que vem.

Os atletas fazem parte do movimento Bom Senso F.C., que reivindica um calendário com menos datas em 2014.

O estadual do Rio Grande do Sul, como a maioria dos demais no país, começa no dia 12 de janeiro.

Como o Campeonato Brasileiro deste ano só termina em 8 de dezembro, os atletas entendem que não há tempo para férias seguidas por uma pré-temporada adequada.

"Respondi para eles que não há como reduzir o campeonato", disse o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto.

O cartola argumentou que "mudanças podem ser negociadas para 2015", mas não para o ano que vem. "Por causa da Copa, ficou tudo muito apertado", reconhece.

O movimento nasceu com a assinatura de 75 jogadores de vários Estados --entre eles, os selecionáveis Jefferson, Diego Cavalieri e Jadson.

Na próxima semana, haverá a primeira assembleia do grupo para definir um documento que será enviado à CBF.

A entidade diz que ainda não recebeu nenhum pedido formal dos atletas, mas já indicou que o presidente José Maria Marin não tem problemas em recebê-los.

PALESTRAS

Quando iniciaram o movimento, o zagueiro corintiano Paulo André e o meia Alex, do Coritiba, chamaram líderes dos outros times para que pudessem replicar as ideias para seus elencos.

Rogério, goleiro do São Paulo, foi um dos primeiros a ser contatado. Em São Paulo, o manifesto contou com a assinatura de Edu Dracena, capitão do Santos, e Fernando Prass, um dos mais experientes atletas do Palmeiras.

O camisa 1 são-paulino conversou com os companheiros de time hoje.

Os líderes também estão chamando integrantes das comissões técnicas para integrar o Bom Senso F.C. Querem a participação de treinadores, auxiliares, preparadores físicos e fisiologistas para ajudar na elaboração de uma nova proposta de calendário.

Muricy Ramalho já declarou apoio. "Acho um absurdo a preparação dos times brasileiros. Acho que vai melhorar o futebol, o espetáculo. Eles demoraram para fazer isso. Está uma loucura", disse o técnico do São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página