Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Astro do tablado perde principais rivais em Mundial

GINÁSTICA Adversários do tricampeão Kohei Uchimura desfalcam campeonato que começa hoje

DE SÃO PAULO

O japonês Kohei Uchimura, considerado um dos melhores ginastas da história e destaque do Mundial da Antuérpia (BEL), que começa hoje, terá o caminho praticamente livre --seus principais rivais estarão ausentes.

O "fogo amigo", representado pelo compatriota Kato Ryohei, será sua principal ameaça.

O status de Uchimura é facilmente justificado: além de ser o atual campeão olímpico no individual geral, ele provou do ouro em três edições consecutivas do Mundial: em 2009, 2010 e 2012.

Tornou-se o primeiro ginasta a colecionar os principais títulos (Mundiais e Olímpicos) do individual geral em um mesmo ciclo olímpico.

No concurso geral masculino, os ginastas realizam exercícios em todos os aparelhos da modalidade artística.

Os alemães Philipp Boy e Marcel Nguyen foram os que mais perigo levaram a Uchimura no Mundial-11 e nos Jogos de Londres-12. Sem a presença de ambos ou do americano Danell Leyva, bronze na olimpíada, Ryohei é apontado como o seu principal rival.

Porém o currículo do adolescente de 17 anos é consideravelmente mais modesto. Ryohei integrou o time japonês que foi prata por equipes em Londres-12 e, na Universíade de Kazan, em julho passado, conquistou o ouro no solo e o bronze nas barras.

A China, com tradição na ginástica, também inscreveu um adolescente, Lin Chaopan, 18, no individual geral.

Entre os ginastas que competirão no aparelho está o alemão Fabian Hambuechen, prata nas barras horizontais em Londres, que padeceu com lesões em 2009 e 2011.

No individual geral feminino, o cenário é bem diferente, já que o Mundial não terá a presença de suas maiores estrelas. As atuais campeãs mudial e olímpica, Jordyn Wieber e Gabrielle Douglas, dos EUA, não disputarão.

Tampouco a medalha de prata em Londres, Viktoria Komova, da Rússia, estará competindo na Antuérpia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página