Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Por bi mundial, Mortari cita conquista de 34 anos

BASQUETE
Comandante do Sírio em 1979, técnico orienta agora Pinheiros ante Olympiacos

PAULO ROBERTO CONDE DE SÃO PAULO

O técnico Claudio Mortari achou que jamais teria outra chance igual àquela. Em 1979, aos 31 anos, comandou o Esporte Clube Sírio, que tinha Oscar e Marcel, ao título mundial por equipes no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, sobre o Bosna, da Iugoslávia.

Aquela foi a única vez que um time do Brasil ergueu a taça. Agora, a espera pode acabar. Mortari está 34 anos mais velho. Mas a oportunidade bateu à porta novamente.

Ele treina o Pinheiros, que hoje, às 20h, e domingo, às 11h30, disputa contra o Olympiacos-GRE a Copa Internacional, equivalente ao Mundial de clubes, no ginásio José Corrêa, em Barueri.

A melhor estratégia encontrada por Mortari para tentar manter o título no Brasil é evocar a façanha de 1979.

"Aquele título repercute até hoje. Fiquei marcado por aquilo e tento transmitir a sensação aos atletas. Temos que aproveitar agora, porque não sei se isso vai ocorrer algum dia", afirmou o técnico.

Nas preleções, ele conta passagens do título de 34 anos aos seus jogadores. "No Ibirapuera, a torcida invadiu a quadra, o Oscar chorou. O público abraçou o Sírio, a ponto de termos fã-clube em cidades do interior. Peço aos meus atletas para que se esforcem para ter isso", disse.

Leva o troféu o time que vencer dois jogos ou, em caso de uma vitória para cada lado, quem tiver triunfado pela maior diferença de pontos.

O torneio reúne o campeão da Liga das Américas e da Europa e foi resgatado neste ano pela Fiba (Federação Internacional de Basquete). A última edição ocorrera em 1996.

A ideia é que, no futuro, a Copa tenha representantes de todos os continentes.

NA TV

Pinheiros x Olympiacos
20h Fox Sports


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página