Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Esperança olímpica, Yamaguchi está fora dos Jogos de 2016

BOXE
Brasileiro medalhista em Londres-12 assina com empresa de Oscar de la Hoya para se tornar profissional

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

Destaque brasileiro nos Jogos de Londres-12, o boxeador Yamaguchi Falcão fechou as portas para a Rio-16. Filho do legendário lutador de vale-tudo Touro Moreno, passará ao profissionalismo pela Golden Boy Promotions, do ex-campeão mundial Oscar de la Hoya (EUA).

Yamaguchi Falcão foi o primeiro boxeador brasileiro a ganhar medalha no boxe em Jogos, um bronze, após um jejum de 44 anos. Seu irmão Esquiva também conquistou uma prata na mesma edição.

Ao lado de Arthur Zanetti, Yane Marques e do irmão Esquiva, foi um dos nomes mais comentados da Olimpíada.

Yamaguchi havia assinado para se tornar profissional com a APB, liga da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador), que rege o boxe olímpico. Suas regras reúnem o melhor de dois mundos: seus atletas lutam sob regras profissionais, mas não perdem o status de amadores e podem competir nos Jogos.

A mudança de afiliação provocou o impedimento.

"A única possibilidade de lutadores profissionais se qualificarem para os Jogos Olímpicos do Rio é competir pela APB, liga apoiada pelo Comitê Olímpico Internacional", informou a Aiba.

"Por isso, Yamaguchi Falcão, bem como qualquer outro boxeador profissional que não competir na APB à época de seu lançamento no ano que vem até as qualificatórias para os Jogos que ocorrerão em 2015, não será considerado para os Jogos de 2016."

O contrato de Falcão com a APB venceu sem que ele tenha feito um só combate da Olimpíada até o momento. A Folha apurou que o presidente da Aiba, C.K. Wu, ficou insatisfeito com a inatividade.

A Aiba chegou a divulgar que Yamaguchi estrearia em agosto passado, no Rio, contra o búlgaro Bodgan Juratoni. O combate foi adiado para setembro, e cancelado pelos organizadores brasileiros.

A Aiba informou que Esquiva foi registrado pela Confederação Brasileira de Boxe para participar do Mundial, que será realizada em pouco mais de uma semana, no Cazaquistão. Ele mantém, por hora, o status de amador.

Data e local da estreia de Yamaguchi como profissional não foram divulgados pela Golden Boy Promotions, que co-organizou há poucas semanas a luta mais milionária dos últimos anos, entre Floyd "Money" Mayweather Jr. e Saul "Canelo" Alvarez.

"Yamaguchi Falcão é um grande talento e uma grande contratação para nós", comemorou Richard Schaefer, CEO da Golden Boy Promotions. "Ele tem habilidade e carisma para se tornar uma estrela. O céu é o limite para ele."

"Prometo treinar e lutar duro para me tornar campeão mundial", concluiu o lutador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página