Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Após salvar amiga, Burle surfa uma das maiores ondas da história

BRUNO BENEVIDES DE SÃO PAULO

O surfista pernambucano Carlos Burle, 45, teve ontem um dia muito agitado, para dizer o mínimo.

Primeiro, resgatou a carioca Maya Gabeira, 26, depois que ela sofreu um acidente em uma onda gigante na praia do Norte, na cidade de Nazaré, em Portugal.

Depois, pegou aquela que está sendo apontada por sites especializados em surfe como a maior onda de todos os tempos.

"Dizem que chegou a 36 metros. Vamos ver, não quero indicar um número agora", disse o surfista à Folha por telefone. É o equivalente a um prédio de 12 andares.

O atual recorde mundial é de 24 metros, do norte-americano Garrett McNamara.

O feito de Burle está agora sujeito a homologação. Deve ser analisado em abril do ano que vem no XXL, principal prêmio de ondas gigantes do mundo. Uma comissão de surfistas fará a avaliação.

Na praia portuguesa, Burle, Maya Gabeira e outros dois surfistas brasileiros buscavam exatamente quebrar o recorde. "Foi um sonho pegar uma onda dessas", disse.

ACIDENTE

O feito aconteceu pouco depois do acidente de Maya. Ela estava em uma onda de cerca de 24 m quando caiu. A carioca chegou a ficar desacordada e foi resgatada por Burle em um jet ski.

Apesar do susto, ela apenas quebrou o tornozelo e passa bem. Em sua conta no Facebook, Maya agradeceu as manifestações de preocupação pelas redes sociais.

"Me recuperando bem... Continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta!" escreveu. "Fui visitar a Maya agora no hospital, ela me disse que não se arrepende de nada", disse Burle.

Após Maya ser levada ao hospital, ele e outro brasileiro, Pedro Scooby, decidiram voltar ao mar. "Eu estava na praia desde as seis e meia da manhã, já eram nove e não tinha pegado nenhuma onda", disse. Foi aí que ele conseguiu pegar a onda histórica.

O grupo deve retornar ao Brasil na quinta-feira, de acordo com o pai de Maya, o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página