Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Acidente não irá mudar palco da abertura, diz CBF

ITAQUERÃO
Corinthians e Odebrecht informaram à entidade que o estádio estará pronto para o Mundial

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO SÉRGIO RANGEL DO RIO

O presidente do COL (Comitê Organizador Local) e da CBF, José Maria Marin, disse ontem no Rio que a Copa-2014 será aberta no Itaquerão, apesar do acidente que matou anteontem dois operários.

"Acidentes acontecem. Lamento muito pelas mortes. Mas tenho absoluta convicção que a Copa será aberta lá. Confio nas empresas envolvidas na obra", afirmou Marin.

A Folha apurou que na noite de anteontem, horas depois do acidente, Marin recebeu garantias da diretoria do Corinthians, dona do estádio, e da Odebrecht, construtora responsável pela obra, de que a estrutura da arena não foi abalada e que haverá somente um pequeno prolongamento no cronograma de entrega.

A empresa trabalha com 30 dias de atraso a partir do prazo inicial de entrega, que era no final de dezembro, como exige a Fifa para os seis estádios da Copa que ainda não foram entregues. Os outros seis estão prontos e foram usados na Copa das Confederações, em junho deste ano.

A abertura da Copa está marcada para o dia 12 de junho no Itaquerão, com uma partida do Brasil contra adversário que será definido na próxima sexta-feira. O estádio receberá ainda outros cinco jogos da Copa, incluindo partidas de dois cabeças de chave e uma das semifinais.

"Não tem plano B. Trabalhamos somente com o A, que é a abertura da Copa em São Paulo", disse Marin.

EMERGÊNCIA

Marin disse que se reuniu com técnicos do COL, mas não quis informar quando o estádio será inaugurado.

A reunião ocorreu ontem pela manhã, em caráter de emergência. Ontem mesmo José Maria Marin conversou com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e contou a informação que recebeu de que não haverá atraso muito grande na entrega do estádio.

A Fifa não tem plano B para abrir a Copa e só a tira do Itaquerão se laudos comprovarem que não há segurança.

A entidade não pretende tirar a abertura de São Paulo porque realizará na cidade, uma semana antes do jogo de abertura, o seu Congresso anual. Participam do encontro representantes das 209 associações filiadas à Fifa.

Não há opções na capital paulista para a ausência do Itaquerão. A Arena nova do Palmeiras deixou de ser um COT (Campo Oficial de Treinamento) porque a Fifa recebeu informações de que o gramado não estará em perfeitas condições em junho.

E o Morumbi não realizou reformas mais acentuadas, como a cobertura do estádio, e não tem espaço para estruturas provisórias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página